Segundo a Seop, as construções foram erguidas de maneira precária, sem condições de segurança e higiene Divulgação

Rio- Mais de 50 estruturas em madeira e tapume foram demolidas em operação da Secretaria de Ordem Pública (Seop), nesta sexta-feira (22). A ação aconteceu na Avenida Visconde de Niterói, na subida da comunidade da Mangueira, Zona Norte da cidade. As construções foram erguidas de maneira precária, sem condições de segurança e higiene.
Segundo a Seop, o local que abrigava essas construções era um antigo quartel do Exército Brasileiro, transformado posteriormente em área pública. Atualmente, esse espaço vinha sendo usado como depósito para materiais de construção e reduto de usuários de drogas.
Também na operação foram derrubados um muro de aproximadamente 200 m de extensão, um cercado de arame de 57 m, que delimitava uma área destinada para pasto de cavalos, e um construção de alvenaria de 21 m². A Comlurb retirou 158 toneladas de entulho e a Secretaria de Assistência Social realizou três acolhimentos.
"Ontem (21), nós já havíamos realizado uma grande operação para desocupar o espaço público na Leopoldo Bulhões, onde removemos 72 estruturas e hoje a Seop fez uma outra ação, agora na Avenida Visconde de Niterói, onde retiramos 51 estruturas em madeiras e tapumes. Tudo erguido de forma muito precária, ocupando indevidamente o espaço público. Isso mostra que a Prefeitura não vai tolerar a ocupação indevida de áreas do município", comentou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Além da Comlurb e da Secretaria de Assistência Social, participaram da ação a Subprefeitura do Centro, Secretaria de Conservação, Guarda Municipal, Light, Águas do Rio, Rio Luz e a Polícia Militar.
Apreensão de 700 kg de fios e cobre em ferro-velho irregular
Também nesta sexta, a Seop apreendeu mais de 700 quilos de fios e cobre sem procedência em um ferro-velho irregular, na Rua Paranhos, Olaria, Zona Norte da cidade. Além do material, também foi encontrado uma ligação clandestina de água. A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização interditou o local.
Carnevale apontou que, desde o início de 2022, a pasta apreendeu cerca de sete toneladas de fios e cobre apreendidas.
"Hoje fizemos mais uma operação de fiscalização em ferro-velhos e conseguimos apreender fios de cobre sem procedência, que muitas vezes são furtados e são fruto de depredação do patrimônio público. Ontem, em Paciência, fizemos uma grande apreensão de mais de três toneladas de fios e cobre, totalizando cerca de sete toneladas desde o início de 2022. Seguiremos realizando essas ações para combater esse tipo de ilegalidade", afirmou o secretário.