Cariocas com 18 anos ou mais já podem receber a 4ª dose da vacina contra covid-19Vanessa Ataliba/Agência O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (28), a liberação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 para todos os adultos com mais de 18 anos. O segundo reforço é indicado para quem já tomou a primeira dose extra a mais de quatro meses e para todos que não estão com sintomas gripais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, 1.451.501 pessoas já receberam a 2ª dose de reforço da vacina contra covid-19. O número representa pouco menos de um quarto da população carioca, o que deve aumentar consideravelmente com a ampliação da faixa etária.
Pontos de vacinação
A aplicação da dose de reforço pode ser feita em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde, além das policlínicas Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz, e José Paranhos Fontenelle, em Olaria.
Na Zona Oeste, também é possível se vacinar na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Já na Região Central, o Museu da República e o Teatro Municipal aplicam as doses. Por último, na Zona Norte, o Tijuca Tênis Clube e o Shopping do Méier contam com pontos de vacinação.
A campanha de imunização com a primeira dose segue aberta para crianças de 3 anos ou mais e também para a primeira dose de reforço de adolescentes com 12 anos ou mais. "As unidades seguem aplicando a 1ª dose da vacina em todas as pessoas com 3 anos ou mais, e a 2ª dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da 1ª aplicação", explica a SMS em comunicado.
No caso do imunizante da Jhanssen, a terceira dose para quem tem entre 18 e 29 anos está liberada e a quarta para quem tem mais de 30 anos. Assim como nas demais vacinas, o intervalo para a imunização com a nova dose é de quatro meses.
Imunossuprimidos e puérperas
Pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais devem tomar uma 3ª dose (dose adicional) oito semanas após a 2ª dose. A segunda dose de reforço, 4ª dose, contudo, só deve ser aplicada após um intervalo de 4 meses após a dose adicional. No caso das gestantes, a vacina indicada para reforço é a Pfizer "Caso este imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac", explica a SMS.