Peterson é acusado de transportar e introduzir chips e aparelhos de telefonia celular em unidades prisionais Divulgação/SEAP

Rio- Um policial penal foi preso no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (28) durante uma operação da Secretaria de Administração Penitenciária. Peterson Lopes, 47 anos, é acusado de transportar e introduzir chips e aparelhos de telefonia celular em unidades prisionais.

Ele estava sendo monitorado pela Subsecretaria de Inteligência do Sistema Penitenciário por meio de um trabalho integrado com o Ministério Público. O material de telefonia era negociado com os presos, que utilizavam os celulares para prática de crimes como extorsão mediante falso sequestro.

O policial também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Foram realizadas buscas no local de trabalho, residência e em uma loja de telefonia celular, localizada em Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde os celulares eram adquiridos.


Peterson esteve lotado até 30 de junho no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, onde os telefones eram utilizados, em sua grande maioria. Atualmente, ele estava lotado no Presídio Lemos Brito, unidade prisional destinada à custódia de presos integrantes de uma facção criminosa com forte atuação no tráfico de drogas, onde o policial penal insistia com a prática ilícita. Ele estava há seis anos na Seap.

O policial e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia, onde foi feito o registro de ocorrência.