Elci Carvalho Fonseca, de 68 anos, pai de consideração de Chico Bento e funcionário do Programa Cidade IntegradaReprodução/TV Globo

Rio - O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) investiga a contratação do pai de consideração de um dos chefes do tráfico no Jacarezinho, na Zona Norte, para trabalhar na coordenação do Programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, dentro da comunidade comandada pelo filho.

Elci Carvalho Fonseca, de 68 anos, é pai de consideração de Adriano Souza de Freitas, o Chico Bento, considerado um dos traficantes mais perigosos do Rio. A descoberta se deu porque Elci é uma das pessoas que foram cadastradas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) para visitas ao criminoso enquanto ele esteve preso, entre 2016 e 2018.

De acordo com reportagem do "RJTV", da TV Globo, funcionários do programa de segurança afirmaram que o homem atuava como "agente duplo", prestando serviços ao Estado e de olheiro para o tráfico. Seu filho, Chico Bento, é considerado foragido da polícia desde 2018.

Na operação ocorrida em maio de 2021, a mais letal da história do Rio de Janeiro, onde 28 pessoas morreram, um dos principais alvos das forças de segurança era Chico Bento.

Na ocasião, a Polícia Civil informou que o criminoso havia conseguido fugir para o Complexo do Alemão, também na Zona Norte, onde ficou escondido. A região é comandada pelo mesmo grupo criminoso que controla o Jacarezinho.

Em fevereiro deste ano, a polícia realizou uma nova operação em busca do traficante, mas sem sucesso. Oito pessoas morreram e Chico Bento conseguiu escapar dos agentes mais uma vez.

Programa de Segurança a mercê do tráfico

Funcionários do Cidade Integrada confirmaram, segundo o "RJTV", que o tráfico de drogas na comunidade não parou após a instauração do programa e que Elci atua como uma espécie de mediador entre os lados.

De acordo com eles, o pai de consideração de Chico Bento tem como função garantir que os funcionários do governo consigam transitar em determinadas áreas da comunidade sem sofrer ameaças e incomodar o tráfico.

"A função dele é, de manhã cedo, ele só trabalha de 8h até 12h. A função dele é único e exclusivo, levar as pessoas, garantir que essas pessoas possam andar dentro da comunidade sem sofrer qualquer tipo de ameaça, ou coisa pior", disse uma das testemunhas.

Além disso, Elci é suspeito de monitorar a movimentação policial na região e avisar aos criminosos.

"Ele pega o telefone (e fala): 'olha, o pessoal da polícia está aqui, o Bope está entrando por tal rua'. Entendeu? 'O Choque está entrando por tal rua'. Ele fala lá com os gerentes, passa lá perto dos gerentes e tal. Ele conhece todo mundo. Ele é criado lá, tem 60 e poucos anos", contou outro funcionário.

Nas redes sociais, ele aparece em fotos com o colete oficial do Cidade Integrada, inclusive ao lado dos dois coordenadores do programa que possuem cargos de confiança na Secretaria de Planejamento, Jair Rodrigues de Araújo e Rafael Jefferson de Oliveira Nascimento.

Recebe salário através do Ceperj

Elci está na lista de pessoas contratadas pelo Governo do Estado por meio do Ceperj, sendo um dos funcionários que recebem salários por ordens de pagamento.

Entre abril e julho desde ano, o pai de consideração de Chico Bento recebeu R$ 3.279 por mês. Ao todo, ele faturou R$ 13.116 trabalhando no programa.