PMs atuam na Cidade de Deus para prender criminosos, apreender armas, recuperar veículos roubados e desarticular desmanches de carrosReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar estourou uma boca de fumo na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, durante uma operação na manhã desta quinta-feira (15). Equipes do 18º BPM (Jacarepaguá) atuaram na comunidade com apoio de outros batalhões da região e da Zona Norte, para prender criminosos, apreender armas de fogo, recuperar veículos roubados, desarticular desmanches de carros e remover barricadas.
A ação contou com veículos blindados e utilização de retroescavadeiras para retirar os obstáculos das vias. Ao todo, foram removidas cinco barricas em diferentes pontos da comunidade. Durante um confronto, cinco criminosos foram presos e um deles ficou ferido. Não há informações sobre seu estado de saúde. Além da boca de fumo e da apreensão de drogas, os PMs encontraram três fuzis, três pistolas, dois cadernos de anotações do tráfico de drogas, munições e dinheiro. Também foram recuperados cinco carros roubados. A região é dominada pelo Comando Vermelho.
Também na manhã desta quinta-feira, o 3º BPM (Méier) apreendeu um arsenal no Morro do Urubu, em Pilares. Os policiais encontraram um fuzil, quatro pistolas, um revólver calibre 38, um colete balístico completo e materias para montagem de armamentos. Um homem que estava no local foi preso. Equipes atuaram no local, com apoio de outros batalhões da Zona Norte, para prender bandidos, apreender armas, recuperar carros roubados, além de remover barricadas. A favela é comandada por traficantes do Comando Vermelho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME), três unidades escolares do Morro do Urubu e duas escolas da região da Cidade de Deus prestaram atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários, por conta das operações policiais. A pasta ressaltou que sempre que há uma situação de risco, o protocolo de acesso mais seguro é acionado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na região da Cidade de Deus, a Clínica da Família (CF) Lourival Francisco de Oliveira acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento. As CFs José Neves, Hamilton Land e Padre José de Azevedo Tiúba, também na comunidade, o Centro Municipal de Saúde Ariadne Lopes de Menezes e a CF Olga Pereira Pacheco, próximos ao Morro do Urubu, mantiveram o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Houve também ação no Complexo da Alma, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, onde policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) atuaram para prender criminosos, apreender armas e retirar obstáculos das vias da região. Dois suspeitos foram presos e materiais foram apreendidos, um rifle calibre 7.62, um fuzil, dois rádios transmissores e um farto de material entorpecente ainda não contabilizado. A região atualmente é controlada pelo Comando Vermelho. De acordo com as secretarias municipais de Saúde e Educação, as unidades da rede da região estão em funcionamento normal.
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.