Raphael foi atingido quando voltava de festa após Fla X FluReprodução

Rio – O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou, nesta segunda-feira (26), por meio da 1ª Promotoria de Justiça junto ao III Tribunal do Júri, o policial militar Marcio Felipe dos Santos Ribeiro, de 35 anos, pelo homicídio de Raphael Montovaneli, baleado na cabeça durante uma blitz na madrugada da última segunda-feira. Marcio Felipe responderá por homicídio qualificado (mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima).

De acordo com a denúncia, o policial estava baseado na Avenida Marechal Rondon, altura do número 320, quando o carro em que a vítima estava passou, sem que qualquer dos passageiros tenha notado a ordem de parada. Márcio, então, disparou contra o veículo, atingindo a cabeça da vítima, que estava no banco de trás.

"Os contornos da mencionada ação policial autorizam a conclusão de que, qualquer pessoa que passasse pelo local naquele momento, fosse um criminoso ou não, teria sido alvejada pelo denunciado, sendo certo que, mesmo previsível o resultado morte, não hesitou em efetuar o disparo que ceifou a vida de Raphael", aponta a denúncia.

Relembre o caso

Márcio foi preso em flagrante por tentativa de homicídio após atingir um homem, identificado como Raphael Montovaneli, com um tiro de fuzil na cabeça, na Rua Souza Dantas, no acesso para Avenida Marechal Rondon, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, na madrugada de segunda-feira (19). A vítima estava no banco de trás de um veículo e a PM alega que o disparo ocorreu após o condutor fugir de uma blitz na região.

Em nota, a Polícia Militar informou que o veículo estaria em alta velocidade na direção dos agentes. "De acordo com os policiais envolvidos na ocorrência, um motorista não obedeceu à ordem de parada de equipes do 3º BPM (Méier). O veículo teria vindo em direção à guarnição em alta velocidade e um dos policiais efetuou um disparo de arma de fogo, atingindo um dos ocupantes", informou o comunicado.

A corporação relatou ainda que o condutor do carro deixou a vítima no Hospital Federal do Andaraí e fugiu do local. O agente que efetuou o disparo foi identificado. Além disso, a PM afirmou que comando do 3º BPM e a Corregedoria acompanham diretamente o caso. Em depoimento, o policial militar assumiu a realização dos disparos, sendo autuado, em flagrante, pelo crime de tentativa de homicídio. Nenhum material ilícito foi encontrado no automóvel em que a vítima estava.

Já a Polícia Civil informou que o veículo em que a vítima estava possuía quatro ocupantes e, ao se deparar com uma barreira policial, efetuou 'manobras bruscas', o que ocasionou a realização de um disparo por parte de um dos agentes que se encontrava em um bloqueio policial.

O órgão também confirmou a versão da PM de que os ocupantes do automóvel levaram a vítima imediatamente ao hospital, e informou que logo em seguida eles foram encaminhados à 25ª DP (Engenho Novo) para esclarecimentos dos fatos.
Raphael foi enterrado na tarde deste sábado (24), no Cemitério do Catumbi. O velório ocorreu, por volta das 9h, e cerca de 100 pessoas se reuniram para a despedida.