Detran realiza mutirão com serviços para motociclistasDivulgação

Rio - O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) realiza, neste sábado (22), um mutirão de atendimento a profissionais motociclistas, como motofretistas e mototaxistas, sem a necessidade de atendimento prévio. Os serviços oferecidos serão emissão e renovação de carteiras de habilitação, transferência de propriedade, troca de placas, segunda via de CRV e primeira licença.

Segundo o Detran, o atendimento será realizado por ordem de chegada em seis postos, sendo quatro na capital (Shopping Aerotown, na Barra; Largo do Machado; Campo Grande; e Avenida Francisco Bicalho), um em São Gonçalo (Neves) e outro na Baixada Fluminense (Belford Roxo). Em todos esses postos haverá distribuição gratuita aos motociclistas de antenas de proteção contra linhas de pipa.

O mutirão para motociclistas faz parte da campanha "Entrega 5 estrelas", que é realizada em parceria pelo Detran.RJ, pela Fecomércio RJ e pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), com foco na segurança no trânsito e na prevenção de acidentes envolvendo profissionais que usam motocicletas para entregar produtos e transportar passageiros.

"Em parceria com Fecomércio RJ e INTO, e agora com a AgeRio, do Governo do Estado, estamos oferecendo esse atendimento especial aos motociclistas, no sábado, como forma de facilitar a vida daqueles profissionais que não têm tempo para ir aos postos do Detran durante a semana. Ninguém precisa agendar, basta chegar no posto que será atendido. Para o motofretista ou mototaxista que precisa renovar a CNH ou regularizar a moto, este é o momento", disse o presidente do Detran Adolfo Konder.

O mutirão também estará aberto aos motociclistas não profissionais, inclusive os integrantes dos motoclubes do Estado do Rio de Janeiro. Os postos estarão abertos das 8h às 13h, mas os motociclistas devem chegar até 12h30. De acordo com o Detran, outros mutirões exclusivos para motociclistas serão realizados até o fim de 2022.


Linha de microcrédito

Os correspondentes de crédito da Agência de Fomento do Rio (AgeRio), do Governo do Estado, também participarão do mutirão, nos seis postos, para apresentar a 'Motofrete', linha de microcrédito voltada exclusivamente para os motociclistas que fazem entregas. Com valor de financiamento de até R$ 21 mil, o crédito pode ser solicitado para aquisição e manutenção do veículo, além da compra de máquinas e equipamentos usados no trabalho, como baú, mochila de entrega, bagageiro, capacete e colete, entre outros itens. O prazo de pagamento é de 24 meses, com taxa de juros de 0,25% ao mês.

Os interessados podem acessar também o endereço www.agerio.com.br/motofrete para obter mais informações sobre as regras de financiamento e fazer a solicitação do crédito.


Endereços dos postos participantes

- Shopping Aerotown - Avenida Ayrton Senna, 2541

- Machado de Assis (Largo do Machado) - Rua Machado de Assis, 80 (Habilitação) e Rua do Catete, 325 (Veículos)

- Francisco Bicalho - Rua Idalina Senra, 35, São Cristóvão

- Campo Grande - Rua Artur Rios, 126 (Habilitação) e Estrada do Mendanha, 1.672 (Veículos)

- Neves (São Gonçalo) - Rua Oliveira Botelho, 167

- Belford Roxo - Av. Jorge Júlio da Costa Santos, 200, Lj 4 e 19 (Shopping Carrefour)


Serviços oferecidos


- Habilitação: Renovação de CNH, primeira habilitação, segunda via, inclusão de atividade remunerada na CNH e mudança de categoria;

- Motos: Transferência de propriedade, alteração de características, troca de placas, segunda via de CRV e primeira licença.
Para a realização dos serviços, é preciso pagar as taxas correspondentes.