Moradores registram a presença de blindados na comunidade nesta quarta-feiraReprodução

Rio - Equipes da Polícia Militar realizam uma operação, na manhã desta quarta-feira (9), na Rocinha, Zona Sul, e em vários pontos do Rio de Janeiro. Desde cedo os agentes ocupam também o Complexo da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte; e as comunidades do Aço, Três Pontes, Antares e Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Na Rocinha, os agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizam uma ação em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop). Foram apreendidos um fuzil calibre 762, uma prensa pneumática, granadas e materiais para endolação de drogas após agentes receberem denúncia de esconderijo de armas e drogas na localidade conhecida como Vila Verde.
Moradores registraram a presença de quatro carros blindados pelas ruas da comunidade e ouviram tiros logo no início da manhã. Veja:

Já no Complexo da Serrina, em Madureira, a ação tem como objetivo combater organizações criminosas que atuam no roubo de veículos e de cargas na região. Policiais militares do 9ºBPM (Rocha Miranda) e de outros batalhões subordinados ao 2º Comando de Policiamento de Área (Zona Norte e Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro) estão atuando na comunidade. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões na ação.
Logo no início da manhã, moradores da comunidade relataram um intenso tiroteio que ocorreu durante quase toda a manhã. Dois vendedores ambulantes acabaram sendo atingidos por balas perdidas na Avenida Edgard Romero, próximo ao mercadão de Madureira.

Em Santa Cruz, agentes do 27º BPM (Rocha Miranda) atuam nas comunidades do Aço, Três Pontes, Antares e Rola para combater a milícia que atua na localidade. Um homem, suspeito de integrar a milícia, foi preso na Comunidade do Rola. Além disso, um carro roubado foi recuperado e  capa de colete balístico, gandola tática, base para rádio portátil e um caderno com anotações dos criminosos foram apreendidos.