Em Niterói, líder do tráfico de drogas do Morro dos Marítmos foi preso e dois fuzis foram apreendidosDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar prendeu 12 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, durante operações realizadas desde o início da manhã desta quarta-feira (30), na Região Metropolitana. Equipes atuam para coibir movimentações criminosas em comunidades da capital fluminense, da cidade de Niterói e dos municípios de Duque de Caxias e Queimados. Nas ações, também foram apreendidas seis armas, entre fuzis, metralhadoras e pistolas, e drogas.
No bairro de Santa Teresa, a ação do 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) prendeu dois suspeitos com mandado em aberto e apreendeu cerca de 28 quilos de maconha nas favelas do Fallet e Fogueteiro. Já nos morros dos Prazeres e Escondidinho, onde a operação é realizada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e Comando de Polícia Pacificadora (CPP), um suspeito com mandado de prisão em aberto foi detido e conduzido para a 6ª DP (Cidade Nova).
Na Zona Norte do Rio, as ações aconteceram nas comunidades Faz Quem Quer, Congonha, Cajueiro, Mundial, Palmeirinha e Jorge Turco, entre os bairros de Madureira e Honório Gurgel.  Na comunidade Mundial, as equipes detiveram um indivíduo, apreenderam um adolescente com mandado de busca e apreensão em aberto e apreenderam duas armas de fogo. A ocorrência foi encaminhada para a 40ª DP (Honório Gurgel).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), nas comunidades de Fallet, Fogueteiro, Morro dos Prazeres e Escondidinho oito unidades escolares prestam atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários.
Já nas favelas do Faz Quem Quer, Congonha, Cajueiro, Mundial, Palmeirinha e Jorge Turco, as escolas funcionaram normalmente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o Centro Municipal de Saúde Salles Netto, no Rio Comprido, e as Clínicas da Famílias Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, e Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza, no Centro, mantiveram o atendimento à população, mas suspederam atividades externas. Nas regiões de Madureira e Honório Gurgel, as unidades de saúde funcionaram normalmente. 
Em Niterói, o 12º BPM (Niterói) prendeu um suspeito apontado como líder do tráfico de drogas do Morro dos Marítmos e apreendeu dois fuzis, no Fonseca. Na comunidade do Buraco do Boi, no Barreto, equipes foram atacadas a tiros, dando início a um confronto e, após os tiros, quatro homens foram detidos e houve apreensão de duas pistolas, quatro rádios comunicadores e drogas. Em nota, as secretarias municipais de Saúde e Educação informaram que as unidades de da rede não foram afetadas e funcionaram normalmente.
Em Duque de Caxias, o 15º BPM (Duque de Caxias) esteve nas comunidades da Coréia, do Vasquinho e nos bairros Parque Chuno e Parque João Pessoa e, segundo a PM, três suspeitos foram detidos e foram apreendidas uma metralhadora, uma pistola e drogas. Já o 24º BPM (Queimados) atuou nas favelas da Torre, São Simão e da Caixa D'Água, onde ocorreram prisões ou apreensões. As prefeituras de Queimados e Duque de Caxias não informaram se o funcionamento de unidades municipais de saúde e educação foram afetadas pelas ações. 
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.