Ao fugirem de equipes do BOPE, os milicianos deixaram para trás quatro veículos, grande quantidade de munição e entre outros pertencesDivulgação/PMERJ

Rio - Agentes da Polícia Militar realizam, desde a madrugada desta quinta-feira (1), uma operação em comunidades de Santa Cruz, na Zona Oeste, com o objetivo de prender Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, miliciano mais procurado do Rio de Janeiro e chefe do maior grupo paramilitar do estado. Setores de inteligência descobriram que Zinho estava em reunião com outros milicianos na região. Com a informação, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado para ir ao local. Houve confronto e um miliciano morreu.
Segundo informações da PM, o homem morto é conhecido como “Lobão”, apontado como frente da comunidade do Aço e membro da milícia da região. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paciência, mas não resistiu aos ferimentos. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios da Capital, onde foi feito o registro.
A ação acontece nas comunidades do Aço, Cesarão, Três Pontes, Antares e Rola, todas em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. 
Ainda de acordo com a PM, após a troca de tiros, o grupo paramilitar fugiu para a região de mata deixando para trás 16 carregadores de arma, mais de 200 munições, três coletes balísticos, diversas roupas táticas, cintos de guarnição e coldres, duas balaclavas, um radiotransmissor, cinco bases para carregamento de rádio, dois telefones celulares e quatro carros. Os objetos foram apreendidos e encaminhados à 36ª DP (Santa Cruz).


Equipes do 27º BPM (Santa Cruz) seguem em operação na região. Até o momento, a polícia não conseguiu localizar Zinho.
Saiba quem é Zinho

Antes de se tornar líder da milícia que domina a área da Zona Oeste do Rio, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, integrou a organização ao ficar encarregado da contabilidade e contagem de dinheiro. Em 2021, após a morte de seu irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko, Zinho assumiu o posto de chefe do grupo.
Wellington foi um dos responsáveis por expandir os domínios da organização fundada por outro irmão, Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos Três Pontes, que morreu em 2017. Ambos faleceram após confrontos com policiais.

Ao assumir a liderança do grupo, Zinho acabou rompendo com algumas alianças antigas. Um deles é Danilo Dias Lima, o Tandera, considerado seu principal rival atualmente. No passado, Zinho controlava boa parte da Zona Oeste do Rio e Tandera, áreas da Baixada Fluminense. Com o rompimento da aliança, os dois passaram a travar uma guerra sangrenta por territórios.