Vítima foi empurrada após ser abordada na Rua Gustavo SampaioReprodução/Redes Sociais

Rio - Uma idosa, identificada como Ornélia Aurora, de 77 anos, foi empurrada por um homem em situação de rua, no Leme, na Zona Sul. O ataque aconteceu na tarde do último sábado (25), quando a vítima passava pela Rua Gustavo Sampaio e foi abordada pelo agressor. O momento foi registrado por câmeras de segurança da região e o caso registrado como lesão corporal na 12ª DP (Copacabana), que investiga. 
As imagens que circulam nas redes sociais mostram a vítima passando com um guarda-chuva azul, por volta das 17h45, quando é abordada por um homem com camisa azul e short preto. A idosa parece responder algo para ele, mas continua andando. Em seguida, o morador de rua empurra a mulher, que cai contra mesas que estão na calçada, enquanto ele atravessa a rua e vai embora. Confira abaixo.
Procurada, a Polícia Militar informou que não houve acionamento para o caso e que o 19º BPM (Copacabana) realiza policiamento ostensivo em horários e locais específicos, nos acessos das vias, através de patrulhamento, ações preventivas e repressivas para coibir crimes e preservar a ordem pública.
A corporação afirmou ainda que distribui policiamento por meio de viaturas e motopatrulhas no perímetro e que "a unidade está monitorando a movimentação na região e trabalhando conjuntamente com as delegacias da área para localizar e interceptar tais criminosos" e tem reforçado as equipes através do Regime Adicional de Serviço (RAS), "com policiais intensificando as abordagens sistematicamente e cumprindo roteiros ostensivos e de baseamento definidos estrategicamente". 
A corporação pede que a população acione a Central ou App 190 em casos urgentes e colabore com denúncias e por meio de registros em delegacias. O Disque Denúncia recebe informações pela Central de Atendimento, nos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177; pelo WhatsApp Anonimizado, no (21) 2253-1177; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido. 
Violência na Zona Sul
Em abril de 2023, Alair Barbosa, de 72 anos, morreu ao ser agredida em um roubo na Rua Paula Freitas, próximo à Praia de Copacabana, na Zona Sul. A idosa bateu com a cabeça ao ser empurrada pelo assaltante, que levou um cordão, e sofreu traumatismo craniado e hemorragia cerebral. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos.
Na ocasião, um adolescente foi agredido por banhistas que o apontaram como o responsável pelo crime, mas ele foi liberado após ter negado e não ter sido reconhecido como autor do crime por amigas  que estavam com a vítima. De acordo com familiares, Alair tinha vontada de deixar o Rio de Janeiro, por conta da violência. 
Também no ano passado, em dezembro, o empresário Marcelo Rubim Benchimol, de 67 anos, foi agredido e roubado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, quando decidiu ajudar uma mulher que havia sido abordada por criminosos. À época, imagens mostraram a vítima correndo de costas, tentando escapar do bando, quando é agredido com um soco no rosto e cai desmaiado. Com ele desacordado, os suspeitos pegaram seus pertences no bolso da bermuda e fugiram. 
Por conta da violência na região, foram criados grupos de 'justiceiros' para combater os assaltos no bairro e os participantes espancaram um jovem. O rapaz, que foi vítima de tapas, socos, chutes e pauladas, negou a participação nos roubos no bairro. Um criminoso com nove anotações criminais, outro homem e um adolescente foram detidos pelo crime.