Menino teve parte labial e membros superiores reconstruídos no Hospital Estadual Roberto ChaboDivulgação/Hospital Estadual Roberto Chabo

Rio - Um menino de 8 anos foi atacado por um cachorro da raça pitbull, em Saquarema, na Região dos Lagos, na tarde deste domingo (22). W.B.S sofreu ferimentos graves na boca e nos braços e precisou passar por uma cirurgia de reconstrução. De acordo com informações preliminares, o cão pertencia a um dos vizinhos da vítima.

O caso aconteceu por volta das 13h de domingo e o menino foi socorrido inicialmente para um hospital do município de Saquarema. Entretanto, por conta da gravidade dos ferimentos, precisou ser transferido para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, também na Região dos Lagos. A unidade é referência para atendimentos a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da região.

Na uniade, a criança foi avaliação pelos médicos da ortopedia, pediatria e cirurgia geral e estabilizada. Após exames de imagens e clínicos, passou por um procedimento, em que a equipe da bucomaxilofacial reconstruiu a parte labial, enquanto a cirurgia geral atuava nos membros superiores. O procedimento durou cerca de 1h30.
W.B chegou a ficar internado em monitoramento no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Pediátrico e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, nesta segunda-feira (23), que ele teve alta ainda no domingo. Procurada, a Polícia Civil informou que, até o momento, o caso não foi registrado na delegacia da área. A Polícia Militar não foi acionada.

Escritora teve braço amputado após ataque de pitbulls

Em abril deste ano, a escritora Roseane Murray, de 73 anos, teve o braço direito amputado, após ser atacada por três pitbulls, quando caminhava na Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Gravatá, também em Saquarema. Na ocasião, três tutores chegaram a ser presos por crime de maus-tratos, mas tiveram a liberdade concedida dias depois. Já os cães foram levados para um abrigo da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais.

A artista ainda teve ferimentos graves no rosto e pernas, tendo que receber cerca de 250 pontos cirúrgicos pelo corpo. A vítima ficou 14 dias internada no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, na Região Metropolitana, até receber alta médica, e depois precisou passar por outos três procedimentos. Em agosto, a escritora lançou o livro infantil "O braço mágico", que ressignificou o trauma, ao contar a história de uma avó escritora que tem um braço mágico e seus netos como "crianças-anjos".