Por O Dia

Ei, presta bem atenção no que eu vou te falar... Se você estiver passando pela Avenida Mem de Sá, próximo ao número 236, corra para o outro lado da calçada! Isso se você não quiser passar pelo risco de levar com um reboco na cabeça...

O casarão, assim como tantos outros no centro do Rio, está caindo aos pedaços! E o pior disso tudo: Tem gente que ainda invade o local pra morar.

A gente sabe da necessidade de moradia de várias famílias, mas viver num local desses não tem cabimento!

O risco do edifício vir abaixo é gigante! Vão esperar acontecer alguma tragédia, como a Muzema, para procurar os culpados? Por que não achar a solução agora? É tão difícil assim?

"A gente sabe do risco que corre, mas vai fazer o quê? É melhor do que viver na rua passando frio", relata uma moradora do prédio invadido que não quer se identificar.

Não dá pra perder tempo! Enquanto a gente não pensar em política de prevenção, vai continuar chorando pelas futuras vítimas. Tudo bem que exista questão de tombamento, exige burocracia sobre reformas, mas numa situação como essa o único jeito é lacrar e salvar as vidas que estão ali dentro. Bora agir!

A coluna entrou em contato com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, que informou que o imóvel foi interditado após a análise técnica visual constatar rachaduras, infiltrações, quedas de revestimento, afundamento de pisos e escadas e dano no telhado e na fachada. O órgão encaminhou a questão à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para atendimento às famílias, além da Secretaria de Urbanismo, para avaliação estrutural do prédio e providências.

Até o fechamento dessa coluna, as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Urbanismo não enviaram resposta.

Depois não adianta chorar, viu?

3,2,1... É DEDO NA CARA!

Pingo no I
Publicidade
Um crime que jamais deveria ser cometido, mas que infelizmente está enraizado na cultura não só de todo brasileiro, mas de todo mundo... Eu tô falando do estupro. Só aqui no Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram registrados 4.074 casos. Um número recorde desde 2014.
Como eu queria que a realidade fosse zero! É estúpido, absurdo, devastador conviver com essa realidade. Ainda bem que hoje as mulheres têm mais apoio e coragem para denunciar... Mas ainda é pouco! Nesse momento, existem mulheres sendo violentadas dentro de casa, pelos seus maridos, namorados, companheiros... Tudo de forma silenciosa.
Publicidade
Bora colocar o Pingo no I...
A gente vai lutar até o fim para que isso acabe. É inaceitável. Por mim, por você e por todas nós!
Publicidade
Tá feio!
Publicidade
A gente tá na primavera ainda, né? Mas a chuva que caiu na última segunda-feira deu uma prévia do estrago que uma chuva de verão pode provocar...
Embora tenha chovido muito, acredito que nós já pegamos chuvas bem piores! Mesmo assim, vários pontos da cidade ficaram embaixo d'água! Aí eu te pergunto: Será que a gente tá preparado? Nossas autoridades estão investindo em prevenção? Verba pra isso teve!
Publicidade
Mas, por que além de cobrar as autoridades a gente também não faz a nossa parte? A maioria que boiava durante o dilúvio era lixo! Aí fica difícil...
Por isso, se você me perguntou se tá feio ou tá bonito... Pare de reclamar! Menos hipocrisia, mais boa-ação e tenho dito!
Publicidade
Você pode gostar
Comentários