Por O Dia

Nunca é fácil, mas essa semana, em especial, pegar trem no Rio de Janeiro foi de tirar qualquer um do sério. A retirada das 40 composições chinesas para um "recall" deixou escancarado um problema antigo dos trilhos cariocas.

Não se tem um plano B para qualquer tipo de imprevisto nos trens. A retirada dos trens levou a intervalos de até 45 minutos, como foi relatado por passageiros que tentavam embarcar nos ramais Japeri e Santa Cruz.

"A gente aqui fica tentando se ajudar, nem informação chega na hora", desabafou uma vendedora que tentava entrar em qualquer trem que partisse. As composições teriam apresentado problemas em série detectados nas caixas de tração, a engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas, que ainda estão em fase de garantia de fábrica.

O Procon já instaurou um ato de investigação preliminar para apurar as consequências da suspensão de circulação dos trens, e inclusive esteve em todas as estações do subúrbio do Rio e Baixada para verificar o atendimento da população, encontrando diversas irregularidades.

Mas é sempre assim, logo algo paliativo é feito, ninguém é cobrado ou fiscalizado e o povo continua no prejuízo...

Recall de atendimento ninguém faz, né?

3,2,1... É DEDO NA CARA!

Pingo no I
Publicidade
Quem usa metrô diariamente já percebeu... Bilheteria? Isso não te pertence mais!
Esse é o caminho da tecnologia, porém muita gente ainda tá reclamando...
Publicidade
"A ideia de colocar as máquinas automáticas para compra e recarga de cartão é válida, desde que seja opcional. Jamais a única opção!"
Esse é o desabafo compartilhado de tantos passageiros que ainda dependem da compra física dos bilhetes, principalmente se tratando de estações com maior concentração de idosos, como Glória, Catete e Largo do Machado.
Publicidade
Muitas pessoas encontram dificuldades na hora de comprar pelas máquinas, seja por falta de instruções ou até funcionamento. O que era pra facilitar nas filas, tá dando dor de cabeça!
Segundo o Metrô Rio, a tendência das máquinas automáticas é mundial, e nos períodos com menor movimento de público vem incentivando o uso das mesmas. Na parte da tarde, o bilheteiro é realocado para a área das ATMs, orientando o público, tirando dúvidas e fornecendo informações.
Publicidade
Bora colocar o pingo no I...
Ninguém é contra a modernidade, desde que ela chegue pra incluir, não complicar.
Publicidade
Tá confuso
Publicidade
"Vem pra biometria, vem, não pode faltar ninguém..."
Com certeza muita gente já cantarolou nos últimos tempos o jingle da campanha do TRE para as próximas eleições. Mas aí eu te pergunto: Você já tentou realizar o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral aqui do Rio?
Publicidade
Na Zona Oeste estão tentando há mais de um mês agendar, sem sucesso.
"A gente recebe a informação de que novas vagas são abertas sempre às quintas-feiras... Espera até de madrugada, mas logo aparece mensagem informando que as vagas estão esgotadas. Nem por telefone a gente consegue ajuda", conta seu Sílvio da Silva Abreu, morador de Bangu.
Publicidade
Segundo o TRE, o site tem recebido mais de um milhão de acessos, suportando somente 400 mil. E esclarece que a situação não é para pânico. Em nota, diz que os eleitores da capital do Rio não estão entre os 28 municípios que devem fazer o cadastramento obrigatório até o dia primeiro de dezembro. Portanto, o município do Rio não precisa realizar a biometria esse ano... Pode esperar até o ano que vem, pessoal!
Por isso, se você me perguntou se tá feio ou tá bonito... Como diz a canção: "Não pode faltar ninguém..." Não vai, e tenho dito!
Publicidade
Você pode gostar
Comentários