"Tenho medo do vírus e da solidão..."

Essa foi a frase dita pela minha mãe, Dona Lourdes, que tem 82 anos

Por O Dia

Vídeo mostra piscina de condomínio lotada
Vídeo mostra piscina de condomínio lotada -
Rio - Essa foi a frase dita pela minha mãe, Dona Lourdes, que tem 82 anos. Todas às tardes, ela toma café com os filhos. Coloca aquela mesa com pão, café passado na hora, vai chegando um, depois o outro, os netos, os bisnetos... A casa fica cheia de repente.

Sempre foi assim, mas, de uma hora pra outra, não é mais. Não está sendo fácil convencer minha mãe de que para que ela volte a ter a casa cheia é preciso se isolar. Não está sendo fácil para ninguém, mas para os idosos, em especial, é mais difícil.
As pessoas de mais idade não são tão ligadas a tecnologia... São do abraço, do afeto, do colo...

Isabela Veiga, minha colega de TV, com os olhos marejados, me disse: “Não sei mais o que fazer para convencer minha mãe que a vida mudou para todo mundo”. Dona Sueli tem 72 anos e é quem vai ao banco, faz compras no mercado, feira... Está proibida de tudo isso.

A família de Dona Maria José Ferreira também já chegou a brigar com ela para que não vá ao banco, não pague conta, não compre o pão na esquina...

Ontem, a praça da São Francisco Xavier, na Tijuca, estava lotada, todos reunidos e jogando carteado... Não dá!

Nos preocupamos em manter as crianças em casa, mas temos que compreender e explicar para os idosos que eles também têm que mudar a rotina... E isso é difícil.

Com a idade, a tristeza bate mais rápido, a solidão é mais agressiva e por isso devemos entender, mas explicar e ser duros pelo bem deles!

Em casa, criamos rotina durante todo o dia. Nos revezamos em ligações, conferência entre filhos, netos deixam cartinhas no portão... Meu pai, de 84 anos, que mesmo no perrengue nunca perde a piada, disse: “Agora que estou dentro de casa, eu vejo... Até que sua mãe é gente boa”.

Hahaha...

É hora da gente se reencontrar.


PINGO NO I

E por falar em isolamento social...

A saudade vai bater de todo mundo. Sabe aquele colega que você nem tinha muita afinidade, mas dava risada dos comentários dele no trabalho?

A turma da academia, a amiga, o amigo... Nós vamos ter que rever nossos relacionamentos. Nessas horas, são importantes criar grupos que não compartilhem fake news, mas que ajudem uns aos outros nesse “confinamento”.

Estamos acostumados com a vida ativa, a comer fora, encontrar muita gente... Isso vai demorar a voltar, tenha paciência.

Garanto que você vai ter saudade até do seu chefe...

Bora colocar o Pingo no I...

Respire fundo e vamos que vamos!

TÁ CONSCIENTE.... MAS NEM TANTO!

Ontem foi mais um dia de calor daqueles que só o Rio de Janeiro tem...

“Ah, que tal dar um pulinho na piscina do prédio? Afinal eu não estou na rua, né?”

O vídeo que se espalhou nas redes sociais mostra a piscina de um condomínio na Zona Sul lotada de crianças e idosos... Cadê o isolamento, meu povo?

Mas a galera que segue respeitando as recomendações de ficar em casa, não deixou barato... Panelas na mão, só que dessa vez, nada de atacar político... Os gritos eram bem altos e claros:
“Fora! Sai da Piscina! Volta pra casa!”

Que bom que parte da sociedade já se conscientizou que quarentena não é brincadeira, e muito menos férias.

Por isso, se você me perguntou se tá feio ou tá bonito... Deixa de ser sem noção, sossega o facho em casa, e tenho dito.

Comentários