João, Alice e Milla tentam há um mês voltar ao Brasil - DIVULGAÇÃO
João, Alice e Milla tentam há um mês voltar ao BrasilDIVULGAÇÃO
Por

O mundo parou com a pandemia do novo coronavírus.

Eu, sempre atenta às minhas redes sociais, abro a caixa de mensagem e lá está um pedido: "Isabele, estamos desesperados. Precisamos voltar para nossa terra!"

O que era pra ser a viagem dos sonhos, se tornou um verdadeiro pesadelo... Pelo menos na volta.

Alice Pereira do Nascimento, o marido João Carlos, e a filha de nove anos, Milla, estão há um mês em Braga, na região do Porto, em Portugal, tentando embarcar para o Brasil.

A família, moradora de Teresópolis, acabou perdendo o voo de retorno por causa de toda confusão que a pandemia provocou e, desde então não consegue nenhum tipo de contato com o consulado para pedir ajuda.

"Nós ligamos, mandamos e-mail e nenhuma resposta é dada. Já não sabemos o que fazer", conta Alice.

Até o dinheiro começa a faltar... Eles já tiveram que trocar de alojamento por quatro vezes, o que torna a situação cada vez mais angustiante...

Se não fosse a solidariedade de um brasileiro que conheceram em um dos alojamentos, talvez nem conseguiriam se alimentar mais.

Alice, que é confeiteira, e João, motorista de caminhão, não sabem mais o que fazer e a única coisa que se preocupam é no bem-estar da filha.

"Até uma ida ao banheiro público aqui é paga. Nosso dinheiro está quase zero e a gente não pode ir para o aeroporto esperar que mandem a gente de volta, tem uma criança conosco."

Os três conseguiram remarcar o voo só para o dia 4 de maio e não sabem como vão se manter até lá... E o medo de ser cancelado novamente, como fica?

"Quanto mais tempo demorar, será gasto o pouco que a gente tem."

A coluna entrou em contato com o consulado do Brasil em Portugal e também com o Itamaraty, que por meio de nota, informou que já repatriou ao país cerca de 6.300 brasileiros que estavam em terras portuguesas. A última estatística conta com 1.275 ainda retidos. Também informou que todas as alternativas estão sendo estudadas e que vão continuar trabalhando, sem interrupção, para assegurar a volta de todos que estão retidos no exterior em decorrência da pandemia.

Vamos ter fé de que todos consigam retornar o mais breve possível!

 

PINGO NO I
Publicidade
Como tudo no Brasil demora... Agora chegou a vez do sistema que vai liberar o auxílio emergencial de R$ 600 aos menos favorecidos durante o isolamento social.

Primeiro foi a demora em aprovar o projeto que libera o dinheiro para o povo... Todo mundo sem trabalhar e ainda tem que esperar a boa vontade de aprovação? É pandemia, cara!

Ok, foi aprovado...

Agora é o sistema que não sai do "em análise"... Caraca... Ô burocracia! Tudo bem que muita gente deu entrada no auxílio, a demanda é grande, mas nesse tipo de situação não tem como esperar! É gente passando necessidade.

Como o povo brasileiro tem o dom de transformar tudo (ou quase tudo) em humor, o que tem de meme rolando na internet sobre a análise que não acaba nunca... Pois é, a gente tem que acabar rindo pra não chorar.

Alguns "aprovados" começam a pingar, mas ainda é pouco...

Esse dinheiro tem que ser liberado o quanto antes. O que a gente não pode é esperar o dia passar, vendo o povo enfrentando mais perrengue do que já é obrigado.

Bora colocar o Pingo no I...

Chega de análise! A gente quer é agilidade.

Você pode gostar
Comentários