O nome é descaso

Portador de necessidades especiais, Samuel Avelar, de 24 anos, tenta marcar uma cirurgia para retirar um tumor da cabeça há dois meses

Por Isabele Benito

Samuel Avelar aguarda por uma cirurgia para retirada de tumor
Samuel Avelar aguarda por uma cirurgia para retirada de tumor -

Rio - Três anos de agonia, misturados a lágrimas e muito sangue... A imagem é forte, de arrepiar. Assim que olhei, logo veio à mente: "Será que foi um tiro?!" Não...

Dessa vez, não é a falta de segurança o motivo de tanto desespero. É a falta de saúde pública, da negligência de todas as esferas do estado.

Samuel Santos Avelar tem 24 anos e é portador de necessidades especiais. Ele e toda família moram em São João de Meriti e desde 2017 travam uma batalha contra o tempo. O rapaz tem um tumor na cabeça e está na fila interminável do SISREG.

A peregrinação, que já era difícil, se tornou ainda mais dolorosa após Samuel levar um tombo há 2 meses. A família rodou UPAs do município, Hospital da Posse, Moacir do Carmo, Adão Pereira Nunes e Getúlio Vargas, e pede socorro por não saber mais o que fazer.

"É um descaso muito grande. A gente não aguenta mais vê-lo nesse sofrimento. Ele é jogado de um lado pro outro e só recebe porta na cara", conta Raquel Avelar, irmã de Samuel.

Esse é o resultado de uma saúde falida, que não respeita nem decisão judicial! A Justiça já concedeu liminar exigindo que o rapaz seja operado imediatamente, o que até agora não foi cumprido.

Enquanto isso, o pobre está lá, se esvaindo em sangue, com somente 5% desse mesmo sangue no corpo, na UPA de Vila São João, que segundo a família, nem roupa de cama tem!

A coluna procurou a prefeitura de São João de Meriti, que afirmou que Samuel vem recebendo todo o tratamento que compete ao município e que ele já foi inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER), a fim de que fosse dado prosseguimento ao seu tratamento. Isso significa que não há nada mais que o município possa fazer. Foi informado também que o jovem já foi agendado para três consultas pré-cirúrgicas no Hospital dos Servidores, sendo a primeira no próximo dia 16 de setembro, e as demais nos dias 1º e 6 de outubro.

Já a Secretaria de Saúde do Estado esclareceu que o SISREG não é de sua competência e por isso não pode regular nenhuma solicitação que não esteja no Sistema Estadual de Regulação. Portanto, não poderia ser realizado agendamento anterior a 03/09/20.

O tempo tá correndo, não dá pra esperar consulta... Tem que agilizar a cirurgia! É preciso fazer alguma coisa antes que esse jovem morra, no canto de uma maca fria.

3,2,1... É DEDO NA CARA!

 

PINGO NO I

Tá caro pra caramba! A gente já falou aqui dos preços altos dos produtos nos supermercados. E agora tem um monte de gente aí usando cada termo complicado sobre inflação, que a realidade é que ninguém vai entender no dia a dia.

Vamos trazer pro português claro?! O especialista em finanças Gilvan Bueno Costa conversou com a coluna e trouxe dicas para driblar esses preços nas alturas. "É importante pesquisar. Todo mercado tem dias da semana de promoção, procure o dia certo, não vá agir por impulso". Indica Gilvan.

O aumento, infelizmente, vai estar aí. Não tem pra onde correr. Então, bora colocar o Pingo no I...

É hora de pesquisa, galera! Como já canta aquela famosa marchinha... Quem não chora não mama.

TÁ RESOLVIDO!

A coluna contou e finalmente a novela do seu Carlos Martins, morador de Parada de Lucas, vai ter final feliz. Ele comprou uma passagem aérea para visitar a mãe em Campina Grande antes da pandemia e acabou tendo o destino trocado. Ganhou uma pra Fernando de Noronha! Cadê que ele conseguia resolver?

Agora, a empresa Decolar, onde Carlos realizou a compra, leu nossa coluna e já entrou em contato. Uma nova passagem vai ser emitida, para que ele e a irmã voem tranquilos e para o destino certo!

Sem o carinho da mãe ele não vai ficar... Boa viagem, seu Carlos!

Se você me perguntou se tá feio ou tá bonito... Problemas acontecem na maioria das empresas. O que vale é reconhecer o erro, consertar, e tenho dito.

Comentários