Andréa Souza do projeto Peito Aberto - DIVULGAÇÃO
Andréa Souza do projeto Peito AbertoDIVULGAÇÃO
Por Aline Cavalcante

Elas são da música, da poesia e incentivam a valorização da mulher. Elas se dedicam a projetos e ações voltados para a mulher na Baixada Fluminense e se preparam para lançar novos desafios.

Do rock e da vontade de lutar contra a discriminação pelo gênero é que um grupo de mulheres criou o Roque Pense, um coletivo cultural que atua no universo da música e da cultura urbana.

O movimento surgiu em 2011, em Nova Iguaçu, como uma ideia de realizar um circuito de bandas de rock, mas com mulheres. A ideia se materializou no Festival Roque Pense!, que atualmente é um dos mais importantes festivais de rock com protagonismo feminino do país.

Desde então foram criadas a RP! Rádio Web, o Boletim RP!, o Catálogo RP!, o Laboratório RP! (que são oficinas) e o Canal RP!. No próximo mês vão lançar a campanha 'Mulheres produzindo cultura para garantir direitos', além de dois novos episódios no Canal do Youtube. "Ainda temos muito para mostrar e para lutar também e vamos debater isto ao longo do ano. Hoje o Roque Pense é uma rede de mulheres criativas que produzem suas próprias histórias", contou Giordana Moreira, 38, uma das fundadoras.

Para desconstruir padrões de beleza o projeto Poesia Segunda Pele saiu do papel para o corpo de mulheres. Com o corpo coberto por palavras contra o preconceito mulheres são fotografadas. O projeto criado por Camila Senna, 31, foi tão marcante que virou filme, um curta de produção independente. "O que define uma mulher é sua essência, isso é único. O projeto é para que a mulher se sinta valorizada e linda, mas livre da cobrança pela beleza perfeita", diz Camila.

O filme pode ser visto no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=g97CrSG_M24.

Quando Andréa Souza descobriu que estava com câncer, em 2015, ela resolveu trocar o medo, tristeza e a vergonha por algo que ajudasse a ela e a outras mulheres na mesma situação. Foi então que criou o grupo Poderosas Amigas da Mama. "Eu estava mal e quando estava em tratamento conheci mulheres que estavam passando pelo mesmo que eu. Nós conversávamos e isso nos fazia bem, então resolvi levar isso adiante". As amigas da mama já fizeram até a exposição fotográfica 'De peito aberto'. "Percebemos que existe vida e beleza após o câncer e é isso que tentamos passar".

As amigas da Mama estão organizando uma palestra gratuita, dia 10, às 9h, sobre a saúde da mulher, Estrada de Adrianópolis 749, Bairro Botafogo, em Nova Iguaçu.

Você pode gostar
Comentários