Ano passado o Som  Eu inaugurou uma base em Campos dos Elíseos e atendeu cerca de 500 alunos - Divulgação
Ano passado o Som Eu inaugurou uma base em Campos dos Elíseos e atendeu cerca de 500 alunosDivulgação
Por O Dia

Rio - Violino de PVC, chinelofone, cortina de chaves, instrumentos de percussão. Tudo feito a base de plástico. Desde 2017 crianças e jovens de Duque de Caxias deram início a uma ação sustentável e inovadora: a Orquestra Tubônica.

"Através desta iniciativa é que muitas crianças e jovens como eu têm acesso e produzem instrumentos que normalmente seriam caros e que não teriam condições de comprar", disse Erick Gabriel, aluno do projeto.

Além do contato com a música, os alunos aprendem sobre os benefícios do plástico e a importância da reciclagem e sustentabilidade.

A orquestra faz parte do projeto Som Eu Campos Elíseos, que oferece aulas de música clássica e popular para crianças e jovens de 7 a 19 anos em Duque de Caxias. Os alunos têm aulas de instrumentos de orquestra como violino, viola clássica, violoncelo, baixo acústico, clarinete, trompete, canto coral, trombone, saxofone, flauta doce e transversal e percussão. 

O Som Eu nasceu em 2011 com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens do Rio de Janeiro. Foi fundado pela Associação Cultural Amigos da Providência. Em 2015 o projeto começou a atuar em Duque de Caxias e no ano passado inaugurou uma sede na região.

"No início queríamos fundar uma instituição que oferecesse estrutura necessária para a democratização e ampliação da cultura. O projeto visa convergir os potenciais artísticos, estabelecendo uma relação sociocultural e profissional, agregada a valores morais do poder transformador da arte e da busca pela autoestima", contou Valéria Seabra, presidente da Associação Cultural Amigos da Providência.

Cerca de 500 alunos já foram beneficiados com aulas de música e prática de orquestra desde o ano passado.

Aulas de música

Ainda tem vagas para as aulas de música. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de março, de 13h30 às 19h, e podem ser feitas na sede do projeto Som Eu, que fica na Rua Pedro Toledo 10,  em Campos Elíseos, Duque de Caxias. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis e apresentar documento de identificação, comprovante de residência e de escolaridade. Informações: 2776-7934.

Você pode gostar
Comentários