Celebração pelo Dia Mundial do Teatro e Circo terá peças de até 10 minutos de vários grupos da Baixada - Divulgação/Júlia Veríssimo
Celebração pelo Dia Mundial do Teatro e Circo terá peças de até 10 minutos de vários grupos da BaixadaDivulgação/Júlia Veríssimo
Por O Dia

Rio - O Dia Mundial do Teatro e Circo, comemorado na terça-feira, vai ser celebrado em grande e alto estilo na Baixada Fluminense. A data será lembrada com o Festival Sated Rio em Ação. Serão apresentados no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, dez esquetes, produzidas e encenadas por artistas da região. A entrada é gratuita.

O festival está sendo promovido pelo Sindicato dos Artistas em Espetáculos e Diversões do Estado (Sated-RJ). As esquetes, que são pequenas peças ou cenas dramáticas, terão duração de até 10 minutos. Os participantes vão concorrer aos prêmios de: melhor esquete (primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação em dinheiro), diretor, ator e atriz (estes serão premiados com troféus).

"Um evento como este é grande momento para o cenário cultural da Baixada. Estamos viabilizando e democratizando o acesso ao teatro, isso é maravilhoso. Nos últimos anos temos levado nosso talento para o Rio, isso mostra nossa força, mas é necessário fortalecer nossa raíz dentro da região", afirmou o ator e dramaturgo Cesário Candhí, da Companhia de Arte Popular de Duque de Caxias.

As peças são de grupos teatrais de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Seropédica e Japeri. Entre os temas que serão abordados estão questões sociais, raciais, violência, a busca pela igualdade, respeito e da espiritualidade.

A Cores, em cores e PeB, do grupo Cochicho na Coxia, de Mesquita, é uma das esquetes que serão apresentadas. A peça aborda o respeito às diferenças. "O tema é atual, estamos no tempo onde as pessoas precisam mais que nunca se respeitar", contou Thaissa Vasconcellos fundadora do grupo.

O Teatro Raul Cortez, fica na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias. As apresentações começarão a partir das 19h.

FALTA ESPAÇO

Não falta talento, disposição e produção na Baixada Fluminense. O que falta são espaços para uma programação fixa de cultura na região. Um problema antigo para quem vive neste meio. "A Baixada sofre com falta de espaços, isso é um problema que há pelo menos 20 anos eu vivencio na minha carreira. Temos apenas sete teatros em toda a região, que tem cerca de 4 milhões de moradores. A mesma quantidade de teatros que estão no bairro da Gávea, por exemplo. Mas isso só vai mudar quando os governos olhares de maneira diferente para a questão ou quando a iniciativa privada apoiar os movimentos e produções culturais", criticou o produtor cultural e diretor do Sated, Fábio Mateus.

EM CARTAZ
Publicidade
2 Homens e 1 Dinheiro
Grupo Melan Cia- É um esquete cômico, passado em um ponto de ônibus.
Publicidade
A cores, em cores e PeB
Cochicho na Coxia, grupo de Mesquita- Revela o enfrentamento com o diferente e suas fragilidades.
Publicidade
Ensaio Sobre Shakespeare
Depois do Ensaio- Atrizes frustradas experimentam novas formatações de cena.
Publicidade
Império de Anjos
Panela Teatral- Aborda questões sociais e raciais
Publicidade
Melodrama em jogo
Cia. Faces de Teatro, grupo de Paracambi- Um roubo e uma morte misteriosa.
Publicidade
Meu menino!- Mãe que perde o filho para a violência questiona tudo a sua volta.
Os de Caminhos Shinayê
Publicidade
Os Atuantes
O Casamento de Abena
Publicidade
7 Phocus Cia de Teatro, grupo de Nova Iguaçu- Princesa é disputada por pretendentes
Os fuzis senhora da Carrar
Publicidade
Grupo Teatral Metamorfose
Santíssimas
Publicidade
Coletivo Obcena, de Nilópolis- Irmãs religiosas entram em conflito.
Você pode gostar
Comentários