28/03/2018 - ESPECIAL BAIXADA - Estrada de Adrianópolis os problemas existentes no local. Foto: Luciano Belford / Agencia O Dia - Luciano Belford
28/03/2018 - ESPECIAL BAIXADA - Estrada de Adrianópolis os problemas existentes no local. Foto: Luciano Belford / Agencia O DiaLuciano Belford
Por O Dia

A RJ-113, também conhecida como Estrada de Adrianópolis, é uma importante ligação de Nova Iguaçu com cidades vizinhas e caminho obrigatório para quem mora nos bairros Santa Rita, Nova Brasília, Jardim Cachoeira, Adrianópolis, Rio d'Ouro, Santo Antônio e Jaceruba. São 24 quilômetros de extensão e de antigos problemas. A via sofre com muitos buracos, placas cobertas pelo mato alto e lixo no acostamento. O cenário é de abandono.

Quem circula pelo local garante que é um verdadeiro rali. "Existem trechos com tanto buraco que não tem nem como desviar. Quem conhece a pista, reduz e passa lentamente no buraco. O risco é maior para o motorista que não conhece. Se cair numa cratera dessas, já era", adverte Jorge Claudio, morador de Adrianópolis.

A falta de sinalização não é problema na rodovia, exceto pelo fato do mato que avança pelo acostamento e cobre as placas, grande parte delas pichadas. "Fica difícil ver informações e limites de velocidade porque a vegetação está tomando tudo", reclama Felipe Eugenio, 30 anos, que mora em Santa Rita.

MEDO NA VIA

Na altura do Arco Metropolitano, em Santa Rita, a cabine da PM, que reforça a segurança no local, estava vazia. O mato alto também prejudica a iluminação durante a noite. Com pouca visibilidade e falta de policiamento os motoristas temem pela segurança.

"É muito escuro e com o mato alto fica fácil para um criminoso se esconder. A maioria dos motoristas teme ser assaltada aqui. Além de tudo, trata-se de um local um pouco isolado e afastado", salienta William Aguiar, morador de Vila de Cava.

PROMESSA DE MELHORIA

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela rodovia, informa que está aplicando uma camada de base ao longo da Estrada de Adrianópolis. O objetivo é melhorar a segurança e a trafegabilidade da via. Segundo o órgão, o período chuvoso das últimas semanas tem prejudicado os trabalhos e agora, após o período de chuvas, será possível intensificar os serviços de roçado.

Sobre a coleta de lixo, a Prefeitura de Nova Iguaçu afirma que o serviço é feito regularmente nos bairros que cortam a estrada, mas que uma equipe irá ao local. Já a PM informa que os policiais fazem patrulha pelo Arco Metropolitano e o bairro de Santa Rita.

Você pode gostar
Comentários