Os cursos serão divididos em Preparatório para Instituições do Ensino Médio (PEF) e Pré-Enem - Divulgação
Os cursos serão divididos em Preparatório para Instituições do Ensino Médio (PEF) e Pré-EnemDivulgação
Por Aline Cavalcante

Quer se preparar para o vestibular ou ter atendimento jurídico ou médico sem precisar gastar um centavo? Pois, é a hora de aproveitar. Universidades e prefeituras da Baixada Fluminense estão com uma série de serviços e cursos, todos eles devidamente gratuitos.

Na Uniabeu, em Nilópolis, e na Unigranrio, em Duque de Caxias, há atendimento jurídico gratuito nas áreas trabalhista, familiar, civil e penal. No campus Belford Roxo da Uniabeu, serviço de Psicologia Aplicada. O atendimento é para crianças, jovens, adultos e idosos. Os interessados devem se inscrever no local ou pelo telefone 2104-0468.

Também no campus de Belford Roxo da Uniabeu funciona a Clínica-Escola de Fisioterapia e o Núcleo de Ensino Multiprofissional para Doenças Raras. Lá, são oferecidos serviços de traumotorpedia e de fisioterapia neuropediátrica, neuro adulto, respiratória ambulatorial e reumatológica. Na Unigranrio há ainda a Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais, que atende crianças, jovens e adultos.

Já a Universidade Estácio de Sá, em Queimados, está com o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Os interessados podem se inscrever até o dia 10, diretamente na unidade. Informações no link http://portal.estacio.br/alfabetizando.

De olho no Enem

A Fundec de Duque de Caxias tem vagas para o curso Pré-Enem, com inscrições entre os dias 16 e 28 de abril no http://www.fundec.rj.gov.br/. Em Queimados, a prefeitura tem vagas para o Centro de Esportes e Lazer Unificados (CEU), em São Roque. Inscrições até dia 20 no https://www.facebook.com/professorfabiocastelano/.

Vagas no pré-técnico

Belford Roxo está com vagas para os preparatórios técnicos, destinadas a alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Há aulas de Português e Matemática, além de 'disciplina rodízio' uma vez por semana, que pode ser História, Geografia, Ciências ou Redação. O projeto funciona no Ciep Casemiro Meirelles (manhã e tarde) e na Escola Municipal São Bento (noite), bairro Wona. Inscrições no local.

Em Japeri, as vagas são para preparatório de vestibular de nível médio (provas em escolas federais e estaduais de nível médio). Inscrições na secretaria das próprias escolas.

Você pode gostar
Comentários