Mais Lidas

Literatura e cultura agitam a Baixada

Feiras literárias serão realizadas em Japeri e Duque de Caxias. Em Nilópolis haverá intervenções artísticas

Por O Dia

Segunda edição da FLIJ será realizada em Japeri, nos dias 25 e 26
Segunda edição da FLIJ será realizada em Japeri, nos dias 25 e 26 -

Os apaixonados por livros e literatura já têm encontro marcado na Baixada. É que dia 15 acontecerá o LiteraCaxias e, em 26 e 27 de abril, terá a 2ª edição da Feira Literária de Japeri, a FLIJ.

Realizado desde 2014, o LiteraCaxias foi criado por quatro jovens leitores que viram a necessidade de uma feira de livros na cidade. "Estávamos cansados de ir para outros municípios atrás dessa cultura literária e queríamos dar visibilidade para a literatura local. Não tem motivo para sairmos daqui se temos condições de trazer tudo até nós", opina Natália Higino, uma das organizadoras do evento.

O LiteraCaxias acontece na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, que fica na Praça do Pacificador, e vai receber novos autores da Baixada, além de escritores convidados de outros municípios e estados. O evento começa às 12h30 e vai até às 17h.

Com o tema 'Cultivando valores por uma educação para todos', a FLIJ, de Japeri, promete. Afinal, na última edição reuniu mais de cem autores dos mais variados gêneros. Em 2018, a feira vai contar com alunos da rede de ensino do município, escritores, cordelistas, além de personalidades que de alguma forma documentaram a história da cidade.

As escolas municipais também terão participação direta com apresentações e exposições de trabalhos produzidos por alunos. Haverá ainda um espaço reservado para encontros com autores, onde o público vai poder interagir durante todo o evento.

"Sou um leitor compulsivo e sempre estou em feiras. Gosto de estar em ambientes assim e é muito legal ficar em contato com outros amantes da leitura e com autores também", conta o morador de Japeri e estudante de psicologia, Felipe Alves, de 22 anos.

Outra novidade da Feira Literária de Japeri será a participação da 'Van da Leitura', que terá como finalidade o incentivo à literatura. A FLIJ vai funcionar, de 10h às 17h, no calçadão da Avenida Leni Ferreira, no Centro, dia 26. Em 27 de abril, toda a programação será realizada na Praça Olavo Bilac, no bairro Engenheiro Pedreira.

"O objetivo principal do evento é popularizar o livro através da democratização do acesso, fomentando a leitura, a arte e a cultura local", avisa a secretária de Educação, Roberta Bailune.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Segunda edição da FLIJ será realizada em Japeri, nos dias 25 e 26 Anderson PQD/ Divulgação
Programação vai até o dia 21 e eventos serão em Olinda e no Centro Danilo Sérgio/ Divulgação
Programação vai até o dia 21 de abril Danilo Sérgio/ Divulgação
Programação vai até o dia 21 de abril Danilo Sérgio/ Divulgação

Comentários