11/04/2018 - Caderno Baixada. Loja Toca do Vinil em Duque de Caxias. Na foto: Bruno Herdy. Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia.
      Caption - Fernanda Dias
11/04/2018 - Caderno Baixada. Loja Toca do Vinil em Duque de Caxias. Na foto: Bruno Herdy. Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia. CaptionFernanda Dias
Por

Quando o assunto é música, para muitos apaixonados não existe discussão: a bolacha, ou simplesmente vinil, é uma unanimidade. E foi esta paixão que Bruno Herdy transformou em negócio, em 2004. A Toca do Vinil fica em Duque de Caxias e é a única loja da região neste segmento.

Em sua coleção pessoal existem mais de 500 vinis. Na loja, os títulos ultrapassam 2.500 exemplares. "Eu sempre gostei de música. Comecei a colecionar vinil e CD também desde novinho. Daí percebi que podia transformar isso em negócio porque muitos apaixonados como eu tinham dificuldade de conseguir discos, principalmente na Baixada".

Os discos vão do pop ao rock. De Michael Jackson a Iron Maiden. São sucessos de 1960 até a atualidade, passando por trilhas sonoras de novelas e filmes. "Temos de tudo. Recebemos um disco que acabou de ser lançado do Nando Reis. O grande diferencial está no som produzido, a sensação é de que o artista está ali tocando para você. Além disso, tem muita coisa que não está na internet".

A diversidade está também no público. Segundo Bruno, vai dos mais jovens aos mais velhos, já que a paixão ultrapassa gerações. É o caso de João Fernandes, 32, que começou sua coleção aos 12 anos. "Foi influência do irmão. Ele passou este gosto pra mim. Gosto muito de rock e o vinil tem mais real". Há doze anos frequentando a loja, ele se tornou o cliente-amigo. "Isso é muito comum. As pessoas vêm e ficam por aqui. Tem pais que são colecionadores e trazem os filhos para começar sua própria coleção".

Os vinis variam de preço. Podem custar de R$ 10 a R$ 200.

TROCA-TROCA

Além da venda, na Toca do Vinil é possível fazer troca. O seu disco velho pode ser trocado por um novo. O mesmo pode ser feito com livros e cd's antigos, já que também são vendidos na loja.

TOCA CULTURAL

Apesar do negócio inicial ser a música, a necessidade de levar e produzir cultura abriu os horizontes. Há dois anos Bruno resolveu criar o Toca Cultural, que acontece no primeiro sábado do mês, de 17h às 22h. O evento dá oportunidade para músicos locais se apresentarem. A Toca do Vinil fica na Avenida Presidente Vargas 156, Centro, Duque de Caxias. Informações: 99477-0495.

 

Você pode gostar
Comentários