Mesquita conquistou o título nas duas categorias do futsal no ano passado - Arquivo
Mesquita conquistou o título nas duas categorias do futsal no ano passadoArquivo
Por Herculano Barreto Filho

Na história recente do futsal nos Jogos da Baixada, Mesquita é a equipe a ser batida. Na edição do ano passado, o município levou o ouro nas duas categorias. E mantém uma base forte para buscar o topo do pódio mais uma vez. Itaguaí, que foi campeão no sub-14 e no sub-17 em 2016, aparece como o principal desafiante. Mas tudo pode acontecer numa modalidade onde nove municípios já levaram o ouro, segundo levantamento feito pelo livro 'Jogos da Baixada 20 Anos' (abaixo, um quadro com o ranking das delegações com mais títulos). O tira-teima sairá neste domingo na categoria sub-17, na quadra do IBC, em Nova Iguaçu, na terceira rodada do evento.

Nas primeiras edições, Duque de Caxias e Nova Iguaçu alternavam conquistas. Entre 1999 e 2007, conquistaram, juntos, 13 ouros de 18 possíveis. Nesse período, só foram ameaçados por Nilópolis, com três títulos. Os outros dois ouros foram de Belford Roxo e Paracambi. Mas a supremacia só começou a ser quebrada em 2016, quando Itaguaí foi campeão nas duas categorias. "Fomos evoluindo e aprendendo a disputar a competição. Os municípios não têm mais aquele receio que tinham de enfrentar Duque de Caxias e Nova Iguaçu", analisa o técnico Adelson Santos, que aposta as fichas no entrosamento de Vitor Hugo e Daniel Meireles para buscar o ouro. A dupla, que conduziu Itaguaí ao bicampeonato na categoria sub-14 em 2015 e 2016, agora será o trunfo no sub-17.

No caminho para o ouro, podem cruzar por Mesquita na semifinal. Os atuais campeões apostam no talento do pivô Vitinho, que também atua nos gramados, nas categorias de base do Nova Iguaçu Futebol Clube. Gerente de esportes de Mesquita, Carlos Augusto da Conceição Mariano, conhecido como Biguinho, acredita no bicampeonato. Mas tem consciência de que, quando o assunto é futsal, tudo pode acontecer. "Dificilmente aparece um time imbatível".

QUEM PODE SURPREENDER

Com ouros em 2008 e 2013, Seropédica usa o entrosamento como trunfo no sub-17. "O time foi feito com peneiras neste ano. Mas a equipe é entrosada, porque os atletas já jogavam juntos em competições estudantis", observa Gilmar Fernandes Pereira Dias, subsecretário de esportes do município.

Paracambi, que foi campeão em 2001 e 2015, aposta na base formada no ano passado. A equipe só perdeu nos pênaltis para Mesquita, que acabou conquistando o título. "Estamos bem preparados e temos treinado bastante. A ideia é brigar pelo ouro", revela o técnico Gelson Siqueira.

Você pode gostar
Comentários