Domingo é dia de futebol na vila olímpica de Duque de Caxias. Nilópolis é o maior campeão na modalidade: 6 títulos  - arquivo
Domingo é dia de futebol na vila olímpica de Duque de Caxias. Nilópolis é o maior campeão na modalidade: 6 títulos arquivo
Por Herculano Barreto Filho

O futebol de campo dos Jogos da Baixada, que será disputado neste domingo na vila olímpica de Duque de Caxias, é uma competição à parte. Os donos da casa e Nova Iguaçu, historicamente favoritos em outras modalidades, não têm a mesma força no gramado. Coadjuvantes em outros esportes ganham os holofotes com a bola no pé.

Um levantamento feito pelo livro 'Jogos da Baixada 20 Anos' aponta Nilópolis como o principal campeão da modalidade, com seis títulos (1998, 1999, 2000, 2005, 2011 e 2014). Aliás, a participação nos Jogos deste ano ilustra bem essa vocação. Com dificuldades para formar equipes, o município só não abriu mão de entrar em campo para honrar a sua história no futebol. "Nós temos um trabalho de continuidade, com uma escolinha com 500 alunos dos 10 aos 17 anos", explica o coordenador Carlos Alberto do Nascimento, o Taita.

Nas quartas-de-final, Nilópolis terá um adversário de tradição: Paracambi, que levantou o caneco em 2001, 2007 e 2009. O município, aliás, também disputa a decisão do futsal sub-17 contra Itaguaí no domingo. "Temos uma molecada mais voltada para o futebol mesmo. Está no DNA de Paracambi", argumenta o professor Gelson Siqueira, que integrou a delegação do município em todas as conquistas.

Quem passar, pega o vencedor do confronto entre Mesquita e Magé na semifinal, que buscam um título inédito na modalidade. Na outra chave, estão os três municípios que estão vivos na disputa pelo título dos Jogos.

DISPUTA PARTICULAR

Caxias pega Guapimirim. Curiosamente, o multicampeão e atual líder conquistou o seu primeiro título na modalidade no ano passado. Mas o desempenho do município, que renovou todo o seu elenco neste ano, é imprevisível. Formado apenas duas semanas antes do começo da competição, o elenco também contou com o reforço dos atletas do Sistema de Ensino Integrado de Campos Elíseos. "Vamos buscar o título e a continuidade do trabalho", revela o treinador Luiz Carlos Neves.

Queimados e Nova Iguaçu, que também estão na briga pelo título, têm um confronto direto pelas quartas-de-final. Ouro na modalidade em 2002 e 2003, Nova Iguaçu aposta no trabalho do técnico Michel Maia para quebrar uma seca de 15 anos sem títulos. Queimados, que só levantou o caneco do futebol na edição de 2006, acredita no trabalho de inclusão social desenvolvido pelo professor Juan Pereira para iniciar uma caminhada rumo ao título inédito da competição.

 

Handebol: novas potências podem ameaçar favoritos
Publicidade
Nova Iguaçu e Duque de Caxias viveram uma era de supremacia absoluta no handebol, que só foi quebrada nos últimos anos com o surgimento de novas potências na modalidade, equilibrando a disputa nesta rodada. No domingo, Seropédica aparece entre os favoritos para levar o ouro no masculino sub-17. No masculino sub-14, Magé encara Nova Iguaçu logo na primeira rodada (veja a rodada nos quadros abaixo).
Na história da modalidade, Nova Iguaçu leva vantagem, com 19 ouros. Duque de Caxias aparece logo atrás, com 17 conquistas. Com 13 títulos, São João de Meriti surge na terceira posição. Mas o município perdeu fôlego. Os últimos títulos ocorreram em 2014. Por outro lado, Magé e Seropédica despontam. Nos últimos dois anos, Magé levou duas medalhas de ouro no handebol feminino e revelou Rebeca, que hoje atua na seleção brasileira de handebol de areia. No ano passado, Seropédica ficou em primeiro lugar no masculino sub-14.
Publicidade
Equilíbrio
Nova Iguaçu, que revelou João Pedro, hoje na seleção brasileira da modalidade, aposta na parceria entre os colégios Antônio da Silva e Vila de Cava para seguir no topo. Destaque para Gustavo Souza da Silva, do masculino sub-14, que foi pré-convocado para a seleção brasileira juvenil. "Apostamos na união dessas duas escolas tradicionais no esporte para conquistar títulos", avalia o técnico André Luís Penudo.
Publicidade
Ex-árbitro e ex-técnico da handebol, Alcimar Teixeira, que atua como coordenador técnico de Duque de Caxias, acredita que hoje há um certo equilíbrio na modalidade. "O handebol se tornou uma modalidade bem mais equilibrada", avalia ele.
 
Publicidade
Ranking futebol
1º) Nilópolis - 6 títulos
Publicidade
2º) Seropédica - 4 títulos
3º) Paracambi - 3 títulos
Publicidade
4º) Nova Iguaçu e Japeri - 2 títulos
6º) Duque de Caxias, Queimados e São João de Meriti - 1 título
Publicidade
Você pode gostar
Comentários