Entre os homenageados do projeto, o sambista Crispim Lourenço - Divulgação
Entre os homenageados do projeto, o sambista Crispim LourençoDivulgação
Por

Sabe aquele orgulho de dizer que alguém nasceu ou mora na sua cidade? De contar que uma personalidade de destaque é da sua região? Então, é tal sentimento que move o 'Nossa Gente', uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, que, uma vez por mês, exibe documentários contando histórias de personalidades da cidade. Ontem, foi a vez de abordar a vida do cordelista e repentista Jota Rodrigues. A próxima edição, em maio, trará uma entrevista com o escritor e poeta Moduan Matus.

"O projeto visa preservar a história e a memória desses grandes atores sociais e artísticos. A Baixada Fluminense é muito rica culturalmente e muitos dos ícones estão em Nova Iguaçu. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam essas histórias", explica Bruna Rodrigues, idealizadora do 'Nossa Gente'.

As exibições são na Casa de Cultura, que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Depois podem ser assistidas no YouTube. O 'Nossa Gente' começou no ano passado e já homenageou Márcia Corrêa Passos, mais conhecida como Baiana, e Crispim Lourenço, um dos maiores sambistas do Brasil.

Poeta Moduan

Nascido em Nova Iguaçu, em 25 de julho de 1954, Moduan começou a escrever poemas em protesto contra a ditadura. O reconhecimento veio a partir de 1978, quando, devido ao pouco espaço para a publicação de poemas, passou a colocá-los, a giz, nas portas das lojas dos centros comerciais da Baixada Fluminense. Já ganhou prêmios e a Medalha do Mérito da cidade.

Você pode gostar
Comentários