Semana do Brincar vai acontecer em cidades da região - Divulgação
Semana do Brincar vai acontecer em cidades da regiãoDivulgação
Por O Dia

Contação de histórias, jogos dos mais variados, oficinas e muita recreação. Para celebrar a Semana Mundial do Brincar, crianças da Baixada Fluminense poderão participar de diversas atividades lúdicas ao longo do mês de maio. O objetivo é proporcionar a interação entre os baixinhos.

Em Nova Iguaçu, atrações como pintura de rosto, brincadeiras de rua, aulas de capoeira e de zumba, ginástica, karaokê, feira de artesanato e até corte de cabelo, além de distribuição de chocolates, pipoca entre outras ações. As atividades acontecerão nos dias 12, 19, 26 e 28 de maio neste é comemorado o Dia Mundial do Brincar.

"Acreditamos que a arte e a cultura têm um poder de influência enorme na vida das crianças e adolescentes, principalmente dessa garotada que cresce em áreas de risco social. Portanto, lutamos para que existam mais políticas públicas de inclusão cultural nas regiões periféricas para que, assim, possamos trabalhar de forma a transformar a criançada em cidadãos conscientes e em agentes de transformação social", acredita Sadraque Albino, fundador do Instituto Meduca.

São João e Caxias

Em São João de Meriti, as comemorações terão como tema 'Brincar de Corpo e Alma' e acontecerão entre os dias 21 e 28 de maio. Todas as unidades escolares terão atividades. Já no dia 24, na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da prefeitura, as crianças vão poder participar de oficinas que resgatam brincadeiras antigas, como pular corda, bambolê e peteca, entre outras. Cerca de dois mil estudantes da Educação Infantil e do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental participarão do evento, que também será aberto a todas as crianças da cidade.

"A iniciativa é ótima porque mostra para as crianças o quanto é bom brincar, relembra e apresenta brincadeiras que elas nem conhecem e que os pais brincaram na idade delas. Quero passar isso para minhas filhas", conta a moradora de Vilar dos Teles, Luciana Santanna, 35, mãe de duas meninas, uma de 4 e outa de 8 anos.

Hoje, no Caxias Shopping, haverá o espetáculo infantil 'Histórias de Princesas'. Serão três narrativas contadas pela atriz Amanda Melo, que utilizará os livros em que os textos foram baseados para incentivar a leitura. Já no dia 13 está programada oficina criativa, onde as crianças vão criar chaveiros coloridos. Toda a temporada do projeto Domingo de Brincadeira acontecerá no 1° piso do shopping, a partir das 16h. A entrada é gratuita.

Você pode gostar
Comentários