Horta vertical muda rotina de alunos - Divulgação
Horta vertical muda rotina de alunosDivulgação
Por O Dia

A proposta era captar recursos para pequenas reformas como a pintura de paredes e o apoio técnico para usar espaços verticais para cultivar verduras, legumes e temperos. Mas o projeto 'Um Cantinho Verde Pra Chamar de Nosso' foi muito além. E o que era uma espécie de brincadeira virou ideia de alimentação saudável para 450 alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Duque de Caxias.

Além de tornar a escola mais aconchegante e viva, o projeto trouxe qualidade de vida e melhoria na alimentação das crianças. Tudo o que é produzido na horta vai parar na mesa e no prato dos alunos. "Estamos inseridos numa comunidade carente e a escola acaba suprindo, além das necessidades de formação, os anseios nutricionais. Nosso objetivo é diminuir o consumo dos alimentos industrializados. Descascar mais, desembalar menos é mais saudável e mais barato do que se imagina", afirma a diretora da escola, Marize Nunes Moreno Godinho. 

O engajamento dos alunos e professores contagiou os pais e a comunidade. Em fevereiro deste ano, antes de montar a horta, eles fizeram um mutirão para pintar as paredes e realizar outros reparos na escola. Após a reforma do pátio, a horta começou a ser montada com a participação das crianças.  

Foram plantadas árvores frutíferas, verduras, legumes e temperos. O conceito da alimentação saudável está sendo trabalhado bem cedo, já aos quatro anos de idade. As professoras, aliás, adaptaram o conto da Chapeuzinho Vermelho. "Em vez de levar uma cesta cheia de doces e guloseimas para vovozinha, no nosso conto moderno a Chapeuzinho leva frutas e bolo feito com casca de banana", conta a professora Alzira Maria Mendes da Silva Dantas. 

LONGE DA EVASÃO ESCOLAR

Outro ponto positivo do 'Cantinho Verde Pra Chamar de Nosso', é a frequência escolar dos alunos. "Eles estão tão envolvidos com o que fazem que hoje não é mais necessário 'laçá-los' para as aulas. Agora são assíduos. Eles foram aderindo aos poucos e ficaram totalmente engajados. Me emociono muito em vê-los colhendo uma produção", revela Mariza Godinho.

O projeto faz parte do programa de sustentabilidade da empresa fabricante de borracha sintética ARLANXEO, instalada no complexo industrial de Duque de Caxias.

Você pode gostar
Comentários