Festa, festa junina - .
Festa, festa junina.
Por

Com as bênçãos de São Pedro, Santo Antônio e São João, comemorados neste mês, está aberta oficialmente a temporada do quentão, das quadrilhas e das bandeirinhas. Os santos juninos motivam os arrasta-pés e arraiás pela Baixada Fluminense.

Com o objetivo de resgatar a tradição e os costumes nordestinos, a Prefeitura de Belford Roxo vai promover o 2° Circuito de Festas Juninas. A festança será realizada em dez bairros do município. A abertura oficial vai acontecer no dia 9, na Casa da Cultura, no Arraiá da Cultura. Bairros como Areia Branca, São Vicente, Lote Quinze, Vilar Novo, Heliópolis e Centro terão arraiás. O público estimado é de 20 mil pessoas.

Em Itaguaí, a festa será nos dias 8, 9 e 10, no Parque Municipal de Eventos, a partir da 17h. Além de shows e a oferta de comidas típicas, a programação do arraiá prevê as apresentações de quatro grupos de quadrilhas.

Já o Circuito Arraiá de Duque de Caxias vai resgatar as raízes nordestinas das tradicionais festas juninas, além da realização de um concurso de quadrilhas. A programação contará com a realização de tais eventos nos quatro distritos do município, incluindo barracas de comidas típicas, forró, grupos de dança e cenografia, tendo como tema o sertão nordestino. A programação vai começar no dia 22 e irá até 30 de junho. Neste ano, a festança vai prestar uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A cidade de Nova Iguaçu, por sua vez, se prepara para o Jubileu de Prata do Arraiá d'Ajuda. A programação vai acontecer entre os dias 15 a 17 de junho e a festa é totalmente beneficente.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio também será celebrado na Baixada. O padroeiro de Duque de Caxias e Nova Iguaçu será celebrado dos dias 8 a 13 de junho. As duas festas do santo casamenteiro, como é conhecido, têm barracas com comidas e bebidas típicas e missas.

A programação, em Caxias, contará com artistas locais e convidados, apresentações de quadrilhas e shows gratuitos. Na cidade, a festa será na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola da Igreja Matriz até a Praça do Pacificador. Em Nova Iguaçu será na Rua Antônio Varanda, no Calçadão do Centro.

Quadrilhas juninas

Coreografias bem elaboradas, enredos apurados, alegorias, figurinos rebuscados e até destaques. Assim são os grupos de quadrilha da Baixada que resistiram ao tempo e preservam tal cultura. São aproximadamente 50 delas na região, segundo a Faquabaf (Federação de Arraiás e Quadrilhas Urbanas da Baixada Fluminense).

Para tudo ficar bonito, é preciso dedicação. Os ensaios dos grupos começam em fevereiro. E quando acaba a temporada, em agosto, o planejamento para o ano seguinte já começa a ser feito. "Quando acaba, a gente já está pensando num novo tempo, novas roupas e ensaios. O quadrilheiro respira isso o ano todo", entrega Douglas Amaral, presidente da Gonzagão do Pavilhão, de São João de Meriti.

As crianças também entram na dança. Ao menos duas quadrilhas juninas são delas, em São João de Meriti. A Corações Unidos e a Geração de Ouro. "Isso é cultura, é assim que encaminhamos muitos jovens. Não pode acabar", afirma Ricardo Paulino, presidente da Corações.

Apesar das quadrilhas ainda conseguirem se apresentar, o cenário atual não é nada favorável. "Continuar existindo é um ato de resistência", pondera Wagner Bastos, agente junino da Baixada Fluminense.

Você pode gostar
Comentários