Das 178 escolas municipais de Caxias, cerca de 100 possuem biblioteca - Divulgação
Das 178 escolas municipais de Caxias, cerca de 100 possuem bibliotecaDivulgação
Por O Dia

Quase metade das escolas de Ensino Fundamental do país não têm bibliotecas ou salas de leitura. Segundo o Ministério da Educação 45,7% estão nesta situação. Na Baixada Fluminense a maioria das unidades oferecem este serviço aos alunos. Ainda assim, o número precisa aumentar.

Em Duque de Caxias, das 178 escolas municipais, cerca de 100 possuem sala de leitura ou biblioteca escolar instalada e em atividade. Segundo a prefeitura, o acervo total chega a 200 mil livros. Para preservar o local onde estão instaladas o uso destes espaços são de uso restrito de alunos e funcionários.

Nas 40 escolas da rede municipal de Mesquita, 25 delas possuem sala de leitura.

Em Nilópolis 17, das 23 unidades escolares, contam com uma biblioteca. Em média, cada uma possui de 200 a 500 livros de diversificada literatura, incluindo enciclopédias oriundas do Ministério da Educação.

Em Itaguaí, além de todas as 62 unidades escolares possuírem salas de leituras, três têm bibliotecas próprias. Os CIEPs municipais Prefeito Vicente Cicarino, Maestro Francisco Mignone e Professora Sílvia Tupinambá reúnem um acervo de aproximadamente 15 mil obras.

No geral, as bibliotecas ou salas de leitura funcionam de acordo com os horários e dia de aulas da unidade onde estão inseridas. 

situação crítica

Em Nova Iguaçu, o cenário não é animador. Na cidade maior cidade da Baixada Fluminense, a segunda no PIB da região, menos da metade das 137 escolas possuem biblioteca. A prefeitura informou que no último levantamento, feito no ano passado, eram apenas 53 escolas. 

"Para a educação, no geral, a situação não é boa. Em Nova Iguaçu, temos um Plano Municipal do Livro para ampliar o número de bibliotecas nas escolas", afirmou a secretária de Educação,Maria Virgínia Andrade Rocha.

Você pode gostar
Comentários