Projeto 'Peito Aberto', realizou uma exposição fotográfica mostrando o cotidiano de pacientes que estão em tratamento ou já passaram por ele - DIVULGAÇÃO/ PRISCILA FERRARI
Projeto 'Peito Aberto', realizou uma exposição fotográfica mostrando o cotidiano de pacientes que estão em tratamento ou já passaram por eleDIVULGAÇÃO/ PRISCILA FERRARI
Por

No Brasil, estimam-se que surjam quase 60 mil casos novos de câncer de mama por ano. A cada 100 mil mulheres, 56 são detectadas com a doença. E para combater e diagnosticar precocemente o movimento conhecido como Outubro Rosa é celebrado anualmente. Em prol desta campanha, as prefeituras da Baixada Fluminense e shoppings da região estão promovendo atividades e serviços gratuitos.

A clínica Camim realizará um circuito de palestras voltadas aos cuidados e prevenção do câncer de mama, no Shopping Nova Iguaçu. No dia 24 a palestra será sobre a "Sexualidade e o tratamento do câncer de mama", e no dia 31 será sobre "Voluntariado - ações que salvam vidas". Para participar, basta se cadastrar em https://www.camim.com.br/palestras/. Amanhã, também no shopping, será oferecido um curso de auto maquiagem.

Em Nilópolis haverá palestras, Projeto Cine, exposição, sarau e caminhada.

No dia 24, em São João de Meriti, será realizado um mutirão de serviços, coleta de preventivo e exame da mama. E para lembrar a importância da campanha, a Prefeitura de Nilópolis trouxe ao município a exposição "A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil", que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até o dia 6 de novembro.

Já as ações em Duque de Caxias acontecerão nos dias 22 e 29, nos bairros Parque Capivari e Pantanal, das 9h às 12h. As mulheres poderão realizar a coleta de exame de preventivo, além de indicação e realização do exame de mamografia.

PROJETO FOTOGRÁFICO

O projeto 'Peito Aberto', uma rede de apoio a mulheres com câncer, resolveu fotografar vítimas do câncer de mama. O grupo já fez alguns trabalhos parecidos no ano passado, mas este ano tem uma novidade que serve de alerta: dentre os pacientes fotografados está um homem, diagnosticado com câncer de mama, que segundo o INCA atinge 1% do total de casos registrados anualmente. "Tudo isso ocorre devido à precariedade do atendimento médico. A maior parte da população não tem acesso aos tratamentos no Sistema Único de Saúde, por falta de informação, medo ou negação da doença", afirma Andrea Valle, fundadora do projeto. As imagens mostram o cotidiano de duas mulheres e um homem que passaram ou estão passando pelo tratamento de câncer e podem ser conferidas no Shopping Nova Iguaçu, até o dia 30.

Você pode gostar
Comentários