Quadra no Parque Marabá foi adaptada para as atividades com os deficientes. Em 2019, outras ganharão obras - divulgação
Quadra no Parque Marabá foi adaptada para as atividades com os deficientes. Em 2019, outras ganharão obrasdivulgação
Por

Já foi tempo em que para se construir um robô era necessário estar em uma universidade de ponta e ter acesso a diversos aparatos tecnológicos. Hoje, qualquer pessoa é capaz de desenvolver um robô, ainda que seja um veículo que mais se pareça com um brinquedo Lego.

Como a tecnologia está tão próxima e acessível, cursos de robótica têm atraído pessoas de todas as idades. Para a coordenadora pedagógica do Mircrolins, em Duque de Caxias, Raquel Ferreira, as aulas de tal ciência são as que têm o maior índice de frequência.

"Como nosso curso de robótica a idade minima para ingressar é de nove anos, a procura é grande. Ao longo das aulas, os alunos têm contato com tecnologia, mecânica e eletrônica". explica Raquel.

Com aulas práticas, a duração do curso é de um ano e sete meses. A instituição ainda promove periodicamente um campeonato de robótica com alunos da rede pública de ensino de Duque de Caxias. Os cinco melhores colocados ganham uma bolsa

Segundo a coordenadora pedagógica, o curso de robótica permite o acesso a diversos aparatos de alta tecnologia. Ainda conforme Raquel Ferreira, o curso possibilita ao aluno definir a carreira que pretende seguir após a conclusão do ensino médio. "Temos alunos que querem fazer engenharia mecânica, elétrica, automação e tecnologia da informação, entre outras áreas", salienta.

Sempre Atentos

A participação dos alunos da rede pública no curso de robótica da Microlins chama a atenção do professor Márcio Figueiredo. "Todos os estudantes têm muita atenção nas aulas. No entanto, é visível o foco daqueles da rede pública. Eles são atentos, procuram saber o máximo possível. Acredito que seja devido à pouca possibilidade de terem acesso a este tipo de tecnologia. As bolsas e o campeonato permitem que ganhem um novo conhecimento. Até porque, nas aulas, eles aprendem que é possível construir um veículo em casa", conclui.

A Microlins fica na Avenida Duque de Caxias,145 centro. Telefone: (21) 2673-6131.

Você pode gostar
Comentários