Projeto EDUC acontece nas escolas de Duque de Caxias e vai rodar a cidade para conscientizar a população - Divulgação
Projeto EDUC acontece nas escolas de Duque de Caxias e vai rodar a cidade para conscientizar a populaçãoDivulgação
Por O Dia

Que tal trocar resíduos sólidos por brindes? É a proposta da ação desenvolvida pelo Projeto EDUC, da ONG Guardiões do Mar, que está circulando as escolas de Duque de Caxias. 

A iniciativa funciona da seguinte maneira: os resíduos sólidos levados de casa são trocados por cédulas de EDUCoins, moeda fictícia, que são trocadas nas "casas de câmbio" montadas nas 'Feiras Verdes' que acontecem nas escolas da cidade. Com os créditos, é possível adquirir brinquedos, jogos e livros no bazar verde. Todos os objetos "vendidos" aos são doados por moradores de comunidades de todo o estado do Rio de Janeiro. "Este projeto promove o desenvolvimento sustentável, economia circular e a educação consciente na prática", explica a coordenadora de Educação Ambiental, Helensandra Costa.

O presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga, afirma que a iniciativa ensina para as crianças, de forma prática, o valor do dinheiro e a ideia de que tudo o que produzimos pode voltar para a produção em vez de virar lixo. "De posse da moeda verde, a criança terá noção do valor de compra de algo e ao mesmo tempo 'comprará' ajudando o meio ambiente. Ela vai coletar ou vai juntar resíduos sólidos recicláveis para poder adquirir um bem que será reutilizado por ela e não um bem novo. O maior conceito que tentamos passar é que nem tudo que é descartado é lixo e não é necessário que você adquira bens novos para ser feliz. Esse é o principal conceito da moeda verde: reúso, reutilização e consumo consciente".

Reeducação ambiental

O Projeto EDUC está realizando um diagnóstico junto aos moradores para identificar as principais demandas. Além das feiras, o EDUC está oferecendo cursos e oficinas sobre educação socioambiental. O objetivo é ensinar o  descarte correto de resíduos sólidos pós-consumo e alertar para os potenciais riscos. Os interessados podem acompanhar todas as ações do projeto em facebook.com/projetoeducoficial. 

Você pode gostar
Comentários