Patrícia Braz acompanha o desenvolvimento do filho Fabinho - Divulgação
Patrícia Braz acompanha o desenvolvimento do filho FabinhoDivulgação
Por O Dia

Rio - Magé ganhou o primeiro Centro de Atendimento Especializado no Transtorno do Espectro Autista da Baixada Fluminense. Inicialmente serão nove serviços oferecidos para desenvolver as potencialidades e melhorar o desempenho na aprendizagem e convívio.

Na unidade será oferecido atendimento terapêutico educacional com serviços especializados e acompanhamento de fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, neuropediatra de psicomotricidade e estimulação multissensorial.

"Estou cheia de expectativas. Eu acredito que daqui para frente o Fabinho vai se desenvolver e melhorar ainda mais. Esse atendimento diferenciado faz diferença", disse Patrícia Braz, mãe de Fábio Braz, de 16 anos.

Atendimento

Apesar de Magé ser a única a ter um centro especializado em autismo, outras cidades da Baixada oferecem atendimento para o transtorno. Em Duque de Caxias, a Unidade Inclusão e Trabalho da Fundec atende a pessoas com deficiência e portadores de necessidades especiais, inclusive autismo.

Nova Iguaçu conta um Centro de Atendimento aos Deficientes (CAD), que oferece diferentes serviços de saúde.

Em Mesquita o Espaço de Reabilitação e Desenvolvimento atende crianças com autismo e recebem atendimento com fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional para crianças de até 12 anos. Já no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) Casa Verde tem atendimento com psicólogo, psiquiatra, assistente social e oficinas.

Onde encontrar

O Espaço de Reabilitação e Desenvolvimento da Criança fica na Av. União 673, em Santa Terezinha (na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa), em Mesquita. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Verde, funciona na R. Egídio 786, na Vila Emil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Já o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) fica na R. da Serra 667, em Santa Terezinha, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Fundec fica na Av. Marechal Floriano, 507, 25 de Agosto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O centro de especialidade de Magé está na Av. Simão da Motta, 820, no Centro.

 

Você pode gostar
Comentários