Parque Municipal de Nova Iguaçu tem entrada principal em Mesquita - Divulgação
Parque Municipal de Nova Iguaçu tem entrada principal em MesquitaDivulgação
Por O Dia

O verão já começou e para fugir do calor nada melhor do que aproveitar para se refrescar na praia ou cachoeira. Quem mora na Baixada Fluminense tem as duas opções, sem sair da região. São cerca de 30 quedas d'água e cachoeiras, além de duas praias. 

Em Nova Iguaçu são onze cachoeiras públicas para banho, todas no Parque Natural Municipal (Parque do Vulcão), uma área de 1.100 hectares de floresta. O parque tem capacidade para receber até 500 visitantes por dia e funciona das 9h às 17h. 

Em Magé, mais precisamente no bairro Rio do Ouro, tem uma das mais bonitas cachoeira da região, a cachoeira do Véu da Noiva, com uma queda d'água de aproximadamente 110 metros de altura. O local impressiona e emociona por sua beleza natural. Além dessa queda, há outros poços para banhos de águas cristalinas em Santo Aleixo, na Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeira da Ponte.

A 70 km do Rio de Janeiro existe um cenário que pouca gente conhece na Baixada. Guapimirim, ou simplesmente Guapi, é conhecida por suas cachoeiras. Dentre as mais bonitas estão o Poço Verde, Poço da Concórdia, Poço do Escorrega, Cascata do Canivete, Poço da Capela, Véu da Noiva do Garrafão, Poço do Sossego, Poço Maria da Paz, Poço da Hidromassagem e Cachoeira do Monte Olivete.

Belas praias e quedas d'água

O ponto mais concorrido de Itaguaí no verão é o litoral de Coroa Grande, eleita um dos 25 lugares que os turistas brasileiros mais exploram. Além disso, junto à serra de mesmo nome, há duas cachoeiras Itimirim (com salto de 50 metros) e Itinguçu, onde é possível praticar esportes radicais, como o rapel, ou apenas aproveitar os poços de água doce que se formam.

Outra opção para relaxar nos dias de sol é a Ilha da Madeira ou a cachoeira de Mazomba, no bairro de mesmo nome. São 15 metros e três saltos de águas claras. A cachoeira fica no Km 15 da Rodovia Rio-Santos, no trevo de Mazomba.

PLANO VERÃO

Durante o verão, a Prefeitura de Nova Iguaçu vai realizar a ação do Plano Verão para ajudar na prevenção de acidentes e conscientizar a população da preservação ambiental. Equipes da várias secretarias vão atuar em Tinguá e no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. 

"Durante o verão, esses locais recebem muitos visitantes e precisamos organizar mais as duas regiões, que são cercadas pela natureza, sítios e muitas cachoeiras, como é o caso de Tinguá", disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid.

Você pode gostar
Comentários