Em Duque de Caxias, representantes da folia serão eleitos no próximo domingo. Inscrições foram prorrogadas
 - Divulgação/Eliakin Moura
Em Duque de Caxias, representantes da folia serão eleitos no próximo domingo. Inscrições foram prorrogadas Divulgação/Eliakin Moura
Por O Dia

Rio - Faltando quase dois meses para o Carnaval, a Baixada Fluminense já está no clima da folia. A partir de hoje o Corte Momesca começará a ser escolhida em Nilópolis. No próximo domingo será a vez da realeza de Duque de Caxias, que prorrogou as inscrições para o dia do evento e vai eleger uma Corte LGBT e uma tradicional.

Hoje, Nilópolis vai conhecer o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval. "Vai ser uma grande festa. Eleger a Corte Momesca é dar continuidade a uma tradição alegre e divertida", disse o subsecretário de Cultura, Manoel Félix.

Em Caxias a ideia é dar espaço para a diversidade e romper com o preconceito. "Sempre gostei de samba e de Carnaval e esta chance que está se abrindo é muito importante", declarou a transgênero Kelly Werneck, 19, que concorre à Rainha LGBT.

Experiente, a primeira passista trans do Brasil, Marcelly Morena, 32, quebrou o tabu ao desfilar na Grande Rio no ano passado. Em 2019 ela quer reinar na realeza do samba da cidade onde nasceu. "Sou representante de meninas que vencem o preconceito como eu venci. O Carnaval é uma festa para todos", afirma a princesa da corte LGBT.

FESTA DA INCLUSÃO

No Carnaval o objetivo é se divertir e festejar. E neste evento todos são bem-vindos. Foi pensando nisso que Duque de Caxias vai eleger também a Musa Plus Size. "O Carnaval tem que quebrar tabu, desconstruir padrões e mostrar que é uma festa que reúne as pessoas", destaca Jean Caxias, 27, presidente da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC).

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail novaacduc@gmail.com. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e residir no município.

Pré-Carnaval

A escolha da Corte Momesca servirá de aperitivo para o Carnaval. No dia 20, a partir das 14h, haverá ensaio de bloco de Carnaval e apresentações musicais na quadra da Grande Rio, onde acontecerá o concurso de Caxias. Já em Nilópolis, hoje, às 18h, terá apresentação do Bloco Alegria e grupos de pagode. O evento será na Est. Senador Salgado Filho 252, em Olinda.

Você pode gostar
Comentários