Carnaval: uma festa da alegria e da diversidade

Duque de Caxias e Nilópolis se preparam para eleger a Corte Momesca

Por O Dia

Em Duque de Caxias, representantes da folia serão eleitos no próximo domingo. Inscrições foram prorrogadas
Em Duque de Caxias, representantes da folia serão eleitos no próximo domingo. Inscrições foram prorrogadas -

Rio - Faltando quase dois meses para o Carnaval, a Baixada Fluminense já está no clima da folia. A partir de hoje o Corte Momesca começará a ser escolhida em Nilópolis. No próximo domingo será a vez da realeza de Duque de Caxias, que prorrogou as inscrições para o dia do evento e vai eleger uma Corte LGBT e uma tradicional.

Hoje, Nilópolis vai conhecer o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval. "Vai ser uma grande festa. Eleger a Corte Momesca é dar continuidade a uma tradição alegre e divertida", disse o subsecretário de Cultura, Manoel Félix.

Em Caxias a ideia é dar espaço para a diversidade e romper com o preconceito. "Sempre gostei de samba e de Carnaval e esta chance que está se abrindo é muito importante", declarou a transgênero Kelly Werneck, 19, que concorre à Rainha LGBT.

Experiente, a primeira passista trans do Brasil, Marcelly Morena, 32, quebrou o tabu ao desfilar na Grande Rio no ano passado. Em 2019 ela quer reinar na realeza do samba da cidade onde nasceu. "Sou representante de meninas que vencem o preconceito como eu venci. O Carnaval é uma festa para todos", afirma a princesa da corte LGBT.

FESTA DA INCLUSÃO

No Carnaval o objetivo é se divertir e festejar. E neste evento todos são bem-vindos. Foi pensando nisso que Duque de Caxias vai eleger também a Musa Plus Size. "O Carnaval tem que quebrar tabu, desconstruir padrões e mostrar que é uma festa que reúne as pessoas", destaca Jean Caxias, 27, presidente da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC).

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail novaacduc@gmail.com. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e residir no município.

Pré-Carnaval

A escolha da Corte Momesca servirá de aperitivo para o Carnaval. No dia 20, a partir das 14h, haverá ensaio de bloco de Carnaval e apresentações musicais na quadra da Grande Rio, onde acontecerá o concurso de Caxias. Já em Nilópolis, hoje, às 18h, terá apresentação do Bloco Alegria e grupos de pagode. O evento será na Est. Senador Salgado Filho 252, em Olinda.

Comentários

Últimas de O Dia na Baixada