Rio - Segundo o Sebrae, o Brasil é o país que mais fabrica e consome os artigos da moda praia. Tendo avançado em tecnologia e modelagem ao longo dos anos, o biquíni brasileiro é reconhecido em todo o mundo por seu estilo mais ousado, por sua qualidade e até mesmo pela criatividade dos modelos. O setor é responsável pelo faturamento de 1,9 bilhão de dólares por ano, através da produção de 60 milhões de peças fabricadas por aproximadamente 700 empresas formais, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Na Baixada, há variedade de fábricas e lojas de biquínis que atraem consumidores da região e de fora também, fisgados pelo preço e diversidade.
Um verdadeiro arsenal, entre roupas e acessórios, passou a compor o conjunto de itens que formam a moda praia entre os quais se inclui os trajes de banho, as saídas de praia, as sacolas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas. "A mulher quando vem para comprar biquíni, na verdade, ela gosta de montar um look inteiro para ir à praia, daí resolvi que seria interessante incluir os acessórios também. Quem vai à praia precisa de óculos, de canga, bolsa e por aí vai", afirma Bianca de Souza, proprietária da Bia Moda Praia Fitness, em Nilópolis.
Os preços e variedades de modelos são os grandes atrativos para os compradores. Com fabricação própria, é possível oferecer ao consumidor preços mais competitivos. "Recebemos muitos fregueses até de fora da Baixada, já que os preços são bem em conta", diz Bianca.
Moda fitness
Há três anos, Beatriz abriu a loja para a venda biquínis. Mas, passada a temporada de verão, ela percebeu que as vendas caíam. Foi então que surgiu a ideia de vender peças de moda fitness: calças, tops, shorts e blusas. "Quando passa o verão eu foco as vendas nas roupas que as mulheres usam para ir à academia. Nesta época do outono e inverno, tem bastante saída".
A Bia Moda Praia Fitness fica na Av. Getúlio Vargas 1485, loja 01 e 02, Centro, Nilópolis. Informações: 3760-3865 ou 96492-9217.