Projeto 'Praia Para Todos' levou moradores de Nova Iguaçu à Praia da Barra - Divulgação
Projeto 'Praia Para Todos' levou moradores de Nova Iguaçu à Praia da BarraDivulgação
Por O Dia

Rio - Ir à praia, pisar na areia, entrar no mar. Este pode parecer um passeio simples e rotineiro para muitas pessoas, mas para aquelas com deficiência e sem mobilidade, pode ser uma experiência especial. Neste domingo, 15 pacientes do Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas, de Nova Iguaçu, foram à praia da Barra, graças a uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Instituto Novo Ser, que desde 2008 promove o projeto 'Praia para Todos'.

"Em 11 anos nós já levamos mais de 5 mil pessoas à praia. Muitas delas não iam há anos e outras tiveram esta oportunidade pela primeira vez na vida. A ideia do projeto deu tão certo que ele se expandiu não só pelas praias do Rio de Janeiro, mas também de outros estados", conta Ricardo Gonzales Rocha Souza, 37 anos, diretor do Instituto Novo Ser.

A pequena Aryanne da Silva Santos, 6 anos, ainda não conhecia a praia. A menina tem paralisia cerebral e desde os primeiros meses de vida é atendida pelo CASF. Ao lado da mãe, Regiane Lopes da Silva, ela pôde aproveitar o domingo ensolarado.

"Eu tinha medo de trazer minha filha, pois não sabia como seria, se eu conseguiria dar conta dela aqui. Mas ela se adaptou, adorou a areia e o mar. Agora me sinto confiante para trazê-la mais vezes graças a este projeto maravilhoso", disse a doméstica de 39 anos.

Aos 37 anos, André Luiz Contreiras da Silva redescobriu o prazer de ir à praia após mais de uma década longe do mar. Desde os 14 ele sofre Ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa que provoca a perda dos movimentos e afeta a fala.

"Tinha mais de 10 anos que eu não ia à praia. Meu tio me carregou até a água, mas fiquei pouco tempo, quis sair logo. Este projeto é muito bacana, me senti muito seguro com as pessoas que me ajudaram. Espero poder vir mais vezes", comemora André Luiz.

O prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, também foi à praia da Barra para ver de perto a alegria dos pacientes do CASF. Ele disse que vai conversar com os organizadores do 'Praia para Todos' para que mais pacientes da unidade possam participar do projeto. Lisboa também pretende levar para o CASF o Power Soccer, uma espécie de futebol para cadeirantes.

"O primeiro atleta deste esporte na América Latina foi o Ramon Freitas, que dá nome ao nosso CASF. E ele começou o Power Soccer graças ao 'Praia para Todos'. Então queremos levar o esporte para Nova Iguaçu e, quem sabe, revelar novos atletas", disse o prefeito.

Crise? Só se for de risos

No dia 28 de abril de 2018, Karina Santos da Costa, então com 30 anos, sofreu um AVC durante uma viagem à Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Desde então ela entrou em um período de depressão até que iniciou tratamento no CASF, em novembro. Ela, que chegou à unidade apoiada em muletas, vem recuperando os movimentos do corpo e pôde voltar à praia neste domingo, após mais de um ano longe do mar.

Ao pisar na água, apoiada pelos integrantes do 'Praia para Todos', Karina não conteve a emoção e chorou. Mas as lágrimas não eram de tristeza pelas dificuldades enfrentadas nos últimos meses, mas sim de alegria por poder recomeçar a viver.

"Poder voltar a dar um mergulho na praia era um desejo que eu tinha, algo que antes eu não valorizava tanto, mas que agora eu vejo o quanto é maravilhoso. Já estou 80% e vou continuar fazendo o tratamento no CASF para que eu possa chegar a 100% e ficar totalmente independente", disse Karina, que após as lágrimas teve uma crise de risos. "Foi tanta emoção que eu não consegui parar de rir de felicidade", concluiu a jovem.

Você pode gostar
Comentários