Sala adaptada em escola vai ajudar na alfabetização dos alunos deficientes visuais da rede municipal - DIVULGAÇÃO /Gerson Peres
Sala adaptada em escola vai ajudar na alfabetização dos alunos deficientes visuais da rede municipalDIVULGAÇÃO /Gerson Peres
Por O Dia

Moradores de Nilópolis, Duque de Caxias e Magé terão a oportunidade de ingressar em cursos gratuitos oferecidos pelas prefeituras locais. Entre as oportunidades, há até vagas para iniciação no aprendizado do sistema de escrita Braille, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É bom ficar atento aos prazos de inscrições.

A Prefeitura de Nilópolis, por exemplo, oferece curso preparatório para estudantes do 9° ano da rede municipal. São 120 vagas, com a finalidade de possibilitar a inserção dos estudantes em escolas técnicas e militares. O processo seletivo terá duas fases. Serão 20 questões objetivas, divididas em duas áreas de conhecimento: português e matemática. A duração será de três horas para responder às questões objetivas e preencher o cartão resposta.

E mais: as inscrições vão até amanhã e podem ser feitas de 8h às 17h, nas unidades escolares da cidade. É necessário ter autorização dos pais. A prova será realizada no dia 13 de abril, na Escola Municipal Jorge Mkhail Jarjous, no Centro da cidade. O portão será fechado às 8h, e os candidatos terão que ter à mão comprovante da inscrição, documento oficial de identificação e caneta esferográfica transparente. No curso, serão oferecidas aulas de português, redação e matemática. O material de estudo será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.

Braille e Magé

Em Magé, o Dia Nacional do Sistema Braille será celebrado amanhã com a inauguração da sala de iniciação ao sistema de escrita tátil. No local, serão atendidos 25 alunos deficientes visuais da rede municipal de ensino. Com impressora, computador e material didático, os alunos vão aprender no contraturno, dentro de uma sala adaptada que foi implantada na escola Dr. Mário Pinheiro em Santa Dalila.

Já em Duque de Caxias, a Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais) deu início a mais uma rodada de inscrições para os cursos da Academia Cisco. São 17 mil vagas, disponíveis para cursos a distância de alfabetização digital, empreendedorismo, introdução à cibersegurança. As inscrições serão encerradas no dia 18. Os interessados podem fazer as inscrições nas próprias unidades ou pela internet, no endereço eletrônico www.fundec.rj.gov.br.

Você pode gostar
Comentários