Os grupos vão apresentar cerca de 35 espetáculos por dia envolvendo aproximadamente 120 bailarinos - Divulgação
Os grupos vão apresentar cerca de 35 espetáculos por dia envolvendo aproximadamente 120 bailarinosDivulgação
Por O Dia

O Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, vai ser comemorado em grande estilo pelos apaixonados pela arte na Baixada Fluminense. Começa na sexta-feira o 'XI Dançar Caxias'. O evento gratuito vai reunir 25 academias da região.

A 11ª edição do festival, que é inspirado no de Joinville — ainda que em menor proporção — e terá cerca de 35 apresentações por dia apresentação de vários grupos e companhias.

"Joinville faz parte da vida de todos nós da dança. É um sonho, um festival que todo bailarino quer estar. Dancei lá pela primeira vez aos 13 anos e sempre sonhei em fazer festivais aqui na Baixada. Depois de mais de dez anos de Dançar Caxias sei que estamos no caminho certo", diz a coreógrafa Adriana Miranda, idealizadora do projeto.

Nos três dias de festival, cerca de 120 bailarinos se apresentarão por dia em diferentes estilos de dança, como balé, jazz, danças urbanas, sapateado, dança moderna, contemporânea e dança do ventre.

A coreógrafa Sheila Oliveira, de Duque de Caxias, vai levar para o palco coreografias de jazz, dança livre e dança do ventre. "Os bailarinos estão ansiosos, eu mais ainda. É emocionante ver nossa coreografia tomando forma, encantando o público. Vai ser uma apresentação linda, em um evento tão importante para as academias da região.

Júnior Souza começou no festival como aluno e agora experimenta o outro lado: como professor da Escola de Dança Adriana Miranda (Edam), que organiza o concorrido festival. 

"As emoções são diferentes, mas igualmente intensas. A responsabilidade é maior como professor porque é minha coreografia que vão dançar", ressalta.

A professora de jazz Cintia Melo, participa desde a primeira edição do festival. Mesmo assim, ela revela que o frio na barriga é o mesmo em todos os anos.

"Cada ano que a gente leva um trabalho diferente, levamos nossa arte e expomos nossas coreografias. É uma emoção muito grande".

A 11ª edição do 'Dançar Caxias Shopping' acontecerá nos dias 26, de 19h às 20h30, 27 e 28, a partir de 18h. As apresentações acontecerão na Praça de Eventos do Caxias Shopping, que fica na Rodovia Washington Luiz, 2895.

Você pode gostar
Comentários