Festa para Santo Antônio atrai devotos na Baixada

Programação começa na quarta-feira e vai até o domingo, em Nova Iguaçu e Caxias

Por O Dia

Durante cinco dias, festa do santo padroeiro deve reunir mais de 150 mil pessoas nas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu
Durante cinco dias, festa do santo padroeiro deve reunir mais de 150 mil pessoas nas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu -

Um dos mais populares do Brasil, Santo Antônio vai ser celebrado em duas cidades da Baixada Fluminense. Padroeiro de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, o santo será homenageado com muita festa no dia 13 de junho, data em que é feriado nos dois municípios.

As missas em homenagem ao santo tiveram início dia 31 de maio, em Duque de Caxias. A festa, por sua vez, começará na próxima quarta-feira e se estenderá até domingo. Haverá quermesse na Catedral de Santo Antônio e na Praça do Pacificador, onde acontecerá programação cultural com Djs, grupos de dança, festival de quadrilhas e atrações musicais, além de oficinas, e espaço temático para fotos — sempre a partir das 18h. Serão montadas barracas com comidas típicas e artesanato.

Nova Iguaçu também mantém a tradição de fé em Santo Antônio. As comemorações já começaram com missas e a festa também será realizada de quarta-feira ao próximo domingo. Na sexta-feira será apresentado o espetáculo 'Auto de Santo Antônio', da Cia de Teatro Arte em Cena. As tradicionais barraquinhas, montadas todos os anos, ficarão no Calçadão, no Centro.

Dote para moças pobres

A fama de casamenteiro vem de longe. Conta a história que ele ajudou uma moça pobre que não tinha dinheiro para o dote a se casar. Santo Antônio disse-lhe que tivesse fé. Pouco tempo depois surgiram moedas de ouro em sua casa e a moça realizou seu sonho. O mesmo aconteceu com Luciana Rocha, de 37 anos, moradora de Nova Iguaçu. "Há seis anos, fiz um pedido para Santo Antônio e meses depois conheci meu marido, estamos casados há dois anos. Tenho certeza que foi a ajudinha dele", agradece.

O frade franciscano também é o padroeiro dos humildes e distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o pão dos pobres, ou pãozinho de Santo Antônio.

Galeria de Fotos

Durante cinco dias, festa do santo padroeiro deve reunir mais de 150 mil pessoas nas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu FOTOS DIVULGAÇÃO
O grupo Mala e Cuia é uma das atrações da Festa de Santo Antônio DIVULGAÇÃO
Barraquinhas são tradicionais no evento DIVULGAÇÃO
O grupo Vulcão Erupçado vai fazer show na Praça do Pacificador, em Caxias DIVULGAÇÃO
Janu vai se apresentar com a banda Terreirada DIVULGAÇÃO
Procissão de Santo Antônio divulgação

Comentários