Durante cinco dias, festa do santo padroeiro deve reunir mais de 150 mil pessoas nas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu - FOTOS DIVULGAÇÃO
Durante cinco dias, festa do santo padroeiro deve reunir mais de 150 mil pessoas nas cidades de Duque de Caxias e Nova IguaçuFOTOS DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Um dos mais populares do Brasil, Santo Antônio vai ser celebrado em duas cidades da Baixada Fluminense. Padroeiro de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, o santo será homenageado com muita festa no dia 13 de junho, data em que é feriado nos dois municípios.

As missas em homenagem ao santo tiveram início dia 31 de maio, em Duque de Caxias. A festa, por sua vez, começará na próxima quarta-feira e se estenderá até domingo. Haverá quermesse na Catedral de Santo Antônio e na Praça do Pacificador, onde acontecerá programação cultural com Djs, grupos de dança, festival de quadrilhas e atrações musicais, além de oficinas, e espaço temático para fotos — sempre a partir das 18h. Serão montadas barracas com comidas típicas e artesanato.

Nova Iguaçu também mantém a tradição de fé em Santo Antônio. As comemorações já começaram com missas e a festa também será realizada de quarta-feira ao próximo domingo. Na sexta-feira será apresentado o espetáculo 'Auto de Santo Antônio', da Cia de Teatro Arte em Cena. As tradicionais barraquinhas, montadas todos os anos, ficarão no Calçadão, no Centro.

Dote para moças pobres

A fama de casamenteiro vem de longe. Conta a história que ele ajudou uma moça pobre que não tinha dinheiro para o dote a se casar. Santo Antônio disse-lhe que tivesse fé. Pouco tempo depois surgiram moedas de ouro em sua casa e a moça realizou seu sonho. O mesmo aconteceu com Luciana Rocha, de 37 anos, moradora de Nova Iguaçu. "Há seis anos, fiz um pedido para Santo Antônio e meses depois conheci meu marido, estamos casados há dois anos. Tenho certeza que foi a ajudinha dele", agradece.

O frade franciscano também é o padroeiro dos humildes e distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o pão dos pobres, ou pãozinho de Santo Antônio.

Você pode gostar
Comentários