Distrito Industrial em Queimados tem, atualmente, 35 empresas e emprega cerca de 3 mil pessoas - FOTOS: DIVULGAÇÃO
Distrito Industrial em Queimados tem, atualmente, 35 empresas e emprega cerca de 3 mil pessoasFOTOS: DIVULGAÇÃO
Por

Nos últimos anos, grandes empresas e indústrias se instalaram na região, principalmente por conta do Arco Metropolitano. Outras já estão por aqui há décadas, alavancando o Produto Interno Bruto (PIB) da Baixada Fluminense e do estado. Segundo estudos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a indústria de Nova Iguaçu representa 14% do PIB total do estado. Já a de Caxias, que também tem o segundo maior PIB do estado, representa 18%. Esse potencial econômico também é observado em Queimados, que tem 35 empresas gerando cerca de 3 mil empregos.

Segundo dados do último Painel Regional do Sebrae sobre a Baixada Fluminense, o Município de Nova Iguaçu possui 74 indústrias de grande e médio portes, mais 182 de pequeno porte. Dentre elas, as maiores são a Niely, Embeleze, Compactor e Granfino, na cidade desde 1963.

Em Belford Roxo, as mais antigas são Bayer e Lubrizol do Brasil Aditivos, que chegaram ao município em 1990. A prefeitura não informou o percentual de arrecadação nos impostos da cidade, mas afirmou que são as maiores contribuintes.

Em Duque de Caxias, grandes empresas estão instaladas, como a Petrobras e a Coca-Cola, inaugurada recentemente, em junho deste ano, além de outras de médio porte. A arrecadação, segundo a prefeitura, representa 40% dos impostos mensais da cidade.

Atualmente, o parque industrial de Queimados, com as 35 empresas que estão no local, gera cerca de 3 mil empregos. Por estar próximo à Rodovia Presidente Dutra e ao Arco Metropolitano, o local é atrativo para indústrias.

Empresas como Knauf, NKS, Power Bolt, MultiBloco, Deca, Procter&Gamble, Lanlimp, Piraquê, RHI, Vtrum, Tintas Águias, Burn, entre outras, estão em Queimados. De acordo com dados do IPCA, as indústrias correspondem a 28% do PIB do município.

SETOR IMOBILIÁRIO

Outro setor que tem crescido na região é o imobiliário. Os destaques ficam com Nova Iguaçu e Caxias. De acordo com a Secovi Rio, o metro quadrado valorizou para venda. De janeiro a setembro, a alta foi de 5,4%, em Caxias. Em Nova Iguaçu, o setor está aquecido. Só neste ano, mais de cinco empreendimentos já foram lançados. O valor do metro quadrado é de R$ 4.738, mas podem chegar até R$ 9 mil nas áreas mais nobres.

Você pode gostar
Comentários