Vão começar os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu

Serão 12 modalidades esportivas e cerca de 4 mil estudantes na competição

Por O Dia

Plínio Jorge Meireles Pereira Júnior
Plínio Jorge Meireles Pereira Júnior -

Revelar futuros atletas e fomentar o esporte. Esses são os objetivos dos Jogos Estudantis. Em Nova Iguaçu, a competição acontece pela segunda vez e tem uma grande novidade: os jogos eletrônicos. A disputa vai de 17 de outubro a 4 de dezembro. Serão cerca de 4 mil alunos participarão do evento.

Dentre as modalidades coletivas estão futsal, futebol society, vôlei, basquete, handebol e queimada. Já as modalidades individuais são xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, judô, além do Fifa 20.

Os jogos acontecerão na Vila Olímpica da cidade, Centro Olímpico de Nova Iguaçu e no Sesc do município. As escolas vencedoras serão premiadas com troféus e os alunos com medalhas no fim de cada competição.

Medalhista de bronze no atletismo na competição do ano passado, a aluna da Escola Municipal Barão de Tinguá, Beatriz Jesus da Silva, de 13 anos, busca se destacar mais uma vez nesta edição.

"Treino na Vila Olímpica pelo menos uma vez na semana, pois a pista daqui melhora nosso desempenho. No ano passado consegui uma medalha de bronze no salto em distância e outra na corrida e ainda fiquei em primeiro lugar em equipes nos Jogos da Baixada, e ainda deu para beliscar uma prata no individual nos 600 metros rasos. Sei do meu potencial e quero ir além", comentou a menina, fã do ex-velocista jamaicano Usain Bolt.

Já Isaque Duarte Borges, de 13 anos, atleta sub-13 do basquete do Flamengo, acredita que é seu primeiro passo para se tornar um grande profissional.

"É a primeira grande oportunidade da minha vida e disputar uma competição dentro da minha cidade é especial", disse o menino.

E tem gente que vai deixar o esforço físico de lado e testar a paciência e a concentração, como o estudante da Escola Municipal Orlando Mello, na Posse, Plínio Jorge Meireles Pereira Júnior, 12.

"Vou disputar xadrez, pois sou fã de jogos de tabuleiro e gosto mais de pensar, raciocinar e estudar o adversário. Minhas notas até melhoraram", garantiu.

DISPUTA EM MESQUITA

Em Mesquita, a abertura foi em 27 de setembro. Mais de 1.400 alunos, de 12 a 15 anos, da rede pública e particular de ensino, participarão dos jogos. A competição está dividida nas categorias individuais e coletivas, nas modalidades de xadrez, atletismo, queimado e futsal. Todos os jogos acontecerão aos sábados, até o fim de novembro, na Vila Olímpica de Mesquita.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Plínio Jorge Meireles Pereira Júnior Divulgação
Equipe de xadrez Divulgação
Beatriz Jesus da Silva Divulgação
Isaque Duarte Borges Divulgação
Beatriz Jesus da Silva Divulgação
Basquete, atletismo, xadrez, handebol, vôlei, judô, tênis de mesa e futsal são algumas das modalidades FOTOS: Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia na Baixada