Espetáculos poderão ser contemplados através de editais - Divulgação
Espetáculos poderão ser contemplados através de editaisDivulgação
Por O Dia

Rio - Os apaixonados por teatro já podem comemorar. De 27 de outubro a 4 de novembro vai acontecer a 14ª Mostra Baixada em Cena. Os espetáculos terão preços populares, a partir de R$ 10, e serão exibidos no Centro Cultural Oscar Romero, em Mesquita; e no Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. 

Além dos espetáculos teatrais adultos e infantis, haverá também oficinas, mesa de bate-papo e intervenção teatral. O evento é organizado pela Rede Baixada em Cena, formada por coletivos de teatro da Baixada Fluminense.

Há uma década

"O projeto, que já existe há quase uma década, nasceu da vontade de realizar um encontro entre grupos de teatro baseados na Baixada Fluminense, pensadores, público e produtores culturais, para discutir a criação estética e o poder de mobilização por meio das vivências cênicas da região", diz Lino Rocca, um dos fundadores da Rede Baixada em Cena.

Na mostra também será lançado o movimento Baixada Critica, entendendo como desafio e missão criar espaços para abordagem teórica sobre os espetáculos teatrais da região. O movimento conta com os críticos Juliana França, Leandro Fazolla, Liv Stefani Beckenkamp e Marcos Eugênio. Durante a mostra, os críticos escreverão sobre todos os espetáculos e, ao final do evento, lançarão um manifesto ou carta aberta.

A programação completa está no link: https://www.facebook.com/redebaixadaemcena/.

O início de tudo

Criada em 2008, a Rede Baixada em Cena reúne grupos de dez diferentes cidades. O movimento tem o objetivo de resistir coletivamente a desafios comuns aos artistas de teatro da região, como a falta de apoio técnico e financeiro às ações artísticas e culturais desenvolvidas, assim como potencializar a visibilidade da produção cênica da Baixada.

O Baixada em Cena também se propõe a fortalecer a consciência política e participativa de artistas e produtores, por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalhos coletivos.

 

Você pode gostar
Comentários