Palco de Elite é um dos projetos desenvolvidos por alunos - Divulgação
Palco de Elite é um dos projetos desenvolvidos por alunosDivulgação
Por O Dia

Muitos especialistas na área de Educação ressaltam a importância da cultura do teatro nas escolas para a formação do estudante e também do cidadão. Foi baseado nisso que o Elite Rede de Ensino - com cinco unidades na Baixada (Duque de Caxias, Iguaçuano, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti) - criou os programas 'Teatro na Escola' e 'Projeto Palco de Elite'. A iniciativa reúne alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

No 'Teatro na Escola', o colégio contrata uma equipe profissional de teatro para a apresentação. Os temas se relacionam às questões sociais abordadas em sala de aula. Este ano, o tema da educação infantil é meio ambiente e o do fundamental I é leitura. Em um segundo momento, os professores participam debatendo a temática abordada na peça.

O projeto visa abordar, através da dramatização, temáticas importantes, além de levar arte e cultura para o ambiente escolar.

No 'Palco de Elite', os alunos são divididos em grupos, a afim de montar suas próprias peças teatrais. Dentro dos grupos há departamentos - e cada setor tem suas determinadas funções (cenário, figurino, elenco, sonoplastia, making of, roteiro, financeiro e marketing).

Toda a parte de gestão das produções fica a cargo dos departamentos integrantes do grupo de gerenciamento. Isso engloba contabilizar o fluxo de caixa (financeiro) e promoção dos espetáculos (marketing), fazendo com que os alunos tenham uma visão de mercado e empreendedorismo. Já os setores de produção recebem treinamento em pesquisas (histórica, comportamental, antropológica), noções de fluxograma empresarial e produção. Todos os departamentos são interligados, como uma empresa formal. Os alunos têm encontros semanais com os professores para tirarem dúvidas. Em seguida, acontece um grande festival de teatro, em que os grupos são avaliados, e os melhores são premiados nas categorias: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator revelação, atriz revelação, cenário, figurino, promoção e venda, espetáculo e roteiro.

"Abordamos meios de eficiência cognitiva e postura perante o mercado, seja como empreendedor ou como contratado", destaca Carlos Morais, professor de teatro do Elite.

Você pode gostar
Comentários