Aline da Silva está cursando Enfermagem e já faz estógio  - Ricardo Cassiano
Aline da Silva está cursando Enfermagem e já faz estógio Ricardo Cassiano
Por O Dia

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, ter no currículo uma capacitação que possibilite atuação em diversas áreas pode ser um importante diferencial. Os cursos técnicos podem ser uma ótima alternativa para quem quer investir em uma formação e se preparar para esta realidade.

Através do curso técnico, o aluno tem contato com plataformas tecnológicas e formas de organização de produção inovadoras. Isso facilita a sua inserção em um cenário onde o patamar tecnológico é cada vez mais elevado.

"A indústria está se automatizando cada vez mais. Com isso, os novos empregos vão exigir dos profissionais uma maior base de conhecimento e capacidade analítica. O curso técnico fornece o ferramental para quem irá atuar nesse contexto de modernização", explica gerente de Educação Profissional da Firjan Senai, Edson Melo.

É comum o estudante concluir o Ensino Médio e ingressar diretamente no ensino superior. Mas há outros caminhos também. Nesse sentido, a formação técnica pode favorecer uma escolha de carreira mais assertiva. Foi o caso de Aline da Silva, 21, que começou um curso de enfermagem, no curso Mova, de Nova Iguaçu, há oito meses. "Sempre tive vontade de ser enfermeira, então resolvi fazer o curso técnico para ver se era realmente o que eu queria. Como o tempo é menor que a faculdade, é minha chance de entrar no mercado de trabalho mais rápido. Já estou fazendo estágio e agora que conheço bem a profissão, futuramente farei uma faculdade nesta área".

A capacitação técnica oferece uma formação mais curta - de 18 a 24 meses -, porém de excelência e focada nas demandas do mercado. "Por conta disso, o estudante tem a possibilidade de ser absorvido mais rapidamente pelas empresas, preenchendo de forma eficiente a lacuna de mão de obra qualificada. Outra vantagem é que, uma vez empregado, o aluno também pode custear a sua própria faculdade, se assim desejar", afirma Edson Melo.

Os estudantes aprendem tanto a parte de fundamentação quanto de experimentação em ambientes e situações próximos à realidade que irão encontrar na indústria. "É um excelente investimento. Aliar teoria e prática contribuiu para que o aluno tenha uma visão mais completa e realista do mercado", explica Renato, diretor do curso Elion, que fica em Nilópolis.

 

Você pode gostar
Comentários