Márcio Luiz Corrêa Vilaça, da Unigranrio: dicas úteis para antes e durante as provas 
 - Divulgação
Márcio Luiz Corrêa Vilaça, da Unigranrio: dicas úteis para antes e durante as provas Divulgação
Por O Dia

Falta pouco para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que serão realizadas nos dias 10 e 17 de novembro. Não à toa, a corrida para estar preparado para ter um bom desempenho aumenta. Muitas vezes, é preciso buscar ajuda e intensificar a rotina de estudos. As opções são os cursos, projetos específicos e aulões, responsáveis por direcionar o aluno nesta reta final. 

"Além do conteúdo, a gente prepara o emocional do estudante, porque é muita pressão. Tentamos tornar o processo mais leve, o aprendizado mais simples. O conteúdo é baseado em provas anteriores e direcionamos o aluno para aquilo que vai cair na prova, evitando que ele se estenda em assuntos que não caem", explica o professor de Matemática Renato Senna, 40, que dá aula para alunos do projeto Maratona Enem, no Colégio Equipe Grau, em Nova Iguaçu.

Uma ajuda que caiu bem para os alunos Rafael Alves e Ricardo Leal, ambos de 17 anos.  "Estudar exige uma disciplina que sozinho eu não consigo", desabafa Ricardo. "Eu ficaria perdido em relação ao conteúdo que devo estudar se não fosse o curso", confessa.

SEGURA A ANSIEDADE

A psicóloga Luciane da Rocha diz que é importante se conhecer para administrar as emoções. "Não é uma tarefa fácil, mas é possível. É preciso domar a ansiedade e o nervosismo para que toda a preparação e estudo não seja em vão", aconselha. 

A estudante Larissa Muniz, 18, acredita que é sobretudo um teste psicológico. "A prova testa nosso psicológico, é um controle de emoções, mas uma boa estratégia para mim tem sido fazer simulados", conta. A preparação antecipada também deixa Karen Abreu, 17, mais confiante. "Estou me preparando para fazer o meu melhor. O mais importante é sair no fim da prova sabendo que dei tudo de mim". 

Você pode gostar
Comentários