Exposição 'Ilustres e Anônimos' vai acontecer no TopShopping, em Nova iguaçu, até o próximo dia 30 - Divulgação
Exposição 'Ilustres e Anônimos' vai acontecer no TopShopping, em Nova iguaçu, até o próximo dia 30Divulgação
Por O Dia

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o fotógrafo Paulo Santos inaugura amanhã, às 18h, no TopShopping Nova Iguaçu, a 17ª edição do projeto 'Ilustres e Anônimos', exposição fotográfica que homenageia personalidades negras da Baixada Fluminense. A novidade deste é a figura feminina. São 36 obras ao todo e, em cada uma delas, o artista faz questão de retratar uma mulher de destaque.

Além das fotos, o público vai acompanhar um desfile de moda afro com o grupo Afrontando, de Paracambi, e a apresentação de dança 'O sagrado que habita em mim', com a artista L'ayo. A exposição fica no centro de compras até o próximo dia 30. A entrada é gratuita.

Por meio de suas lentes, o artista visual, que já trabalhou em O DIA, entre 1995 e 1997, retratou mulheres que ao longo de suas jornadas tiveram um papel importante para a região. Atrizes, produtoras culturais, cozinheiras, professoras, artesãs, empresárias, servidoras públicas e militantes de movimentos sociais, estão entre as ocupações que formam a exposição. 

Valorização das pessoas

"Idealizei o projeto para valorizar as pessoas que contribuem com o crescimento social e cultural da nossa querida Baixada Fluminense. Este ano, temos mulheres de todos os municípios da região. A exposição é itinerante e irá percorrer os quatro cantos daqui. Precisamos dar visibilidade aos que têm uma história rica e de muito valor construída", afirma o fotógrafo Paulo Santos.

O endereço do TopShopping é Avenida Governador Roberto Silveira, 540, Centro de Nova Iguaçu. A exposição acontece diariamente, no 3º piso. A partir de 1º de dezembro, o projeto vai dar início à fase itinerante, percorrendo todos os municípios da Baixada Fluminese.

 

Você pode gostar
Comentários