Roupa Nova - Divulgação
Roupa NovaDivulgação
Por O Dia

Depois de quatro anos fechada a famosa Via Show, em São João de Meriti, vai reabrir em grande estilo. Com nome de Via Music Hall, a casa marca sua volta na terça-feira com show do grupo Roupa Nova. A agenda do mês de dezembro tem outras grandes atrações: Belo, Lulu Santos, Alcione, Xande de Pilares, Sorriso Maroto, Tiee, Péricles e Diogo Nogueira.

A aposta é investir em atrações variadas, como pagode, MPB, pop, rock, sertanejo e funk. "Queremos proporcionar diversão para todos os públicos, atendendo aos diferentes gostos e idades", avisa Fabiano Fonseca, diretor artístico da Via Hall.

Quem aproveitou e viveu bons momentos na antiga Via Show, já está comemorando a boa notícia. "Fiquei feliz quando soube, porque eu frequentei a Via Show desde o início. Eu estava na inauguração, foi no dia 6 de março de 2002, era show do Belo. Fiquei triste na época em que fechou", diz Wallace Sacra, 43, morador de Nilópolis.

Para Joice de Souza, 32, vai ser uma chance de reviver a adolescência. "Passei parte da minha adolescência indo aos shows, bailes e festas que aconteciam na época. Era muito divertido e vai ser legal reviver um pouco disso. Quero muito assistir a um show de Lulu Santos". O cantor se apresentará na sexta-feira. Além dele, Belo, vai comandar as quartas-feiras de dezembro. "Estamos investindo pesado, porque a região tem potencial e falta um lugar de entretenimento. Queremos nos tornar referência na Baixada", diz o diretor.

Os shows custam a partir de R$ 30. Outras informações estão no site www.viamusichall.com.br.

SEM CASAS DE SHOW

A Baixada Fluminense estava órfã de casas de show desde que os dois estabelecimentos mais badalados da região fecharam as portas. Além da Via Show, a Riosampa, em Nova Iguaçu, fechou no ano passado, depois de 28 anos de funcionamento. A casa foi inaugurada em 1990 com um megashow de Roberto Carlos, além de outros grandes nomes da música brasileira. "É uma pena que um lugar que trouxe tanta diversão e era uma das poucas coisas que se tinha para fazer na região, hoje esteja assim, sem funcionar. Perde a economia da cidade e perdem os moradores também", lamentou o comerciante Alexandre Rocha, 38.

DOCUMENTÁRIO

Quando soube que a Via Show fecharia, Wallace Sacra decidiu filmar um documentário contando a trajetória de uma das principais casas noturnas da região. A proposta é reunir depoimentos de frequentadores, músicos e funcionários para relembrar os bons tempos da casa. "Tem histórias de gente que se conheceu no local e casou, gente que desfez relacionamento por causa das festas, muitas histórias. Tive que parar de gravar por um tempo, mas retomamos o trabalho este ano e deve ficar pronto no ano que vem. Devo incluir a reabertura, como um desfecho do estabelecimento".

SEGURANÇA

Alguns frequentadores temem a volta dos shows e festas na região, já que dois episódios de violência foram marcantes. Em 2007, três jovens foram assassinados na saída de um show. Em 2003, no crime que ficou conhecido como Chacina da Via Show, outros quatro jovens foram assassinados por policiais militares que faziam a segurança do estabelecimento.

"Acho legal reabrir, mas me pergunto se será seguro", questiona a dona de casa Carolina dos Santos, 37, moradora de Nova Iguaçu.

O diretor da casa diz que a segurança está garantida: "Teremos seguranças no interior do estabelecimento e pediremos apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal de São João de Meriti para cobrir a área no entorno".

Você pode gostar
Comentários